O Dia de Campo Milho Safrinha Copagril 2023 que acontece hoje (07), na Estação Experimental Copagril em Marechal Cândido Rondon, traz aos associados, produtores e visitantes, todas as novidades dos híbridos de milho disponíveis no mercado, além de tecnologias da agricultura 5.0, e os melhores equipamentos para o cultivo da cultura.
Associados e produtores do Paraná e Mato Grosso do Sul, que são áreas de atuação da Copagril, além de visitantes da região estão prestigiando o evento e conferindo de perto todas as novidades apresentadas nesta edição do Dia de Campo Milho Safrinha.
Segundo o diretor-presidente da Copagril, Eloi Darci Podkwa, o Dia de Campo Milho Safrinha cumpre um papel muito importante de oportunizar ao público comparar os diferentes híbridos visando decidir pelos materiais que melhor se adaptam à região onde são cultivados pelos agricultores. “É uma alegria estar na companhia dos nossos associados e clientes, contribuindo para que eles possam conferir o que existe de melhor para a cultura do milho e ter melhor produtividade, manejo, e melhor qualidade do material escolhido”, declarou.
Ao longo do dia, nesta quarta-feira, o público está conhecendo mais de 30 híbridos de milho através de empresas parceiras, que estão apresentando seus cultivares e explicando aos produtores as principais características dos materiais, tais como desenvolvimento vegetativo, qualidade de grãos e espiga, tolerância a pragas e doenças, para que assim eles possam escolher qual se adapta melhor as suas necessidades.
ATRAÇÕES
Uma das atrações deste ano é a demonstração do uso de drone (modelo vant - Veículo aéreo não tripulado) para diagnosticar pragas, doenças e plantas daninhas de modo preditivo nas áreas de cultivo, visando à elaboração de mapas de aplicação de defensivos com precisão.
Esse serviço faz parte do programa Agricultura 5.0 da Copagril onde se aplica a I.A. Inteligência Artificial, em parceria com a NetWord Agro, e tem sido usufruído por vários associados da cooperativa, que já modernizaram suas práticas de manejo agrícola.
Além disso, os visitantes também têm oportunidade de conferir os defensivos agrícolas indicados para a cultura do milho; condicionadores de solo; e fertilizantes foliares.
De acordo com o superintendente comercial e coordenador do Dia de Campo Milho Safrinha, Enoir José Primon, a Copagril se preocupa muito com o desempenho e sanidade da lavoura, principalmente pelos desafios encontrados na produção da cultura.
“Muitas empresas estão envolvidas neste evento juntamente com a nossa área técnica, para poder oferecer ao produtor o que há de melhor. Temos a preocupação de trazer novidades e tecnologias para o desenvolvimento da cultura, para mostra ao produtor que o investimento do futuro precisa ser feito agora”, declarou Primon.
Os produtores de gado leiteiro que visitam o local do evento estão tendo acesso às parcelas de pastagens de inverno e híbridos de alta qualidade tecnológica, capazes de fornecer ao animal uma alimentação completa, com potencial de aumentar a produtividade do rebanho.
A programação do evento segue até as 17:30 desta quarta-feira (07/06).