Notícias

Usina de Energia Solar da Copagril entrará em operação a partir do 2º semestre

Compartilhar

A Usina de Energia Solar viabilizada pela Cooperativa Agroindustrial Copagril, está prevista para começar a operar a partir do 2º semestre de 2023. Grande parte da obra já foi concluída, com a instalação dos painéis solares e inversores. No entanto, ainda resta a construção da rede que conectará a usina ao sistema público de distribuição de energia.

A usina foi construída junto à Estação Experimental da cooperativa, que fica próxima ao Aeroporto Rubem Berta, em Marechal Cândido Rondon. A escolha do local levou em consideração diversos fatores, como a oportunidade de estacionamento coberto na área, a melhoria e segurança para os visitantes do Dia de Campo Copagril, a disponibilidade de espaço e a visibilidade que o projeto alcança nessa região.

Segundo o diretor-presidente da Copagril, Eloi Darci Podkowa, foi realizado um levantamento de viabilidade e investimento que considerou questões a longo prazo. "Temos um consumo elevado de energia elétrica em nossas lojas agropecuárias, e com a usina, poderemos reduzir os custos com eletricidade no futuro. A energia produzida abastecerá as estruturas da Copagril, ou seja, as contas do grupo B. Temos plena confiança de que o investimento se pagará em poucos anos, estimando um prazo de cinco a seis anos. Além disso, a Copagril demonstra sua preocupação com a sustentabilidade ambiental, ao adotar uma fonte de energia limpa", ressalta.

A iniciativa da Cooperativa Agroindustrial Copagril demonstra seu compromisso com a eficiência energética, a redução de custos e a sustentabilidade ambiental, contribuindo para um futuro mais sustentável e promissor. A inauguração da Usina de Energia Solar representará um marco importante nessa trajetória.

Tamanho

Composta por 2.346 módulos fotovoltaicos, a usina é projetada para oferecer aproximadamente 1.302.30 MWp (megawatt Pico). Cada placa instalada tem a capacidade de gerar 63 kWh/mês, com modulo de 555W (watts). A capacidade média mensal será de 170 mil kWh.

O supervisor comercial da Copagril, Riscala Mocelin, enfatizou a importância do investimento por ser uma fonte de energia limpa e renovável que traz benefícios a longo prazo. “A energia solar pode ser aproveitada em todas as áreas do mundo e está disponível todos os dias. A energia solar é proveniente do sol, portanto, é considerada um recurso infinito. Além de muitos benefícios, podemos destacar que o investimento na Usina Fotovoltaica reforça o comprometimento da Copagril em ser uma empresa sustentável, inovadora e referência no agronegócio”, afirmou.

Galeria de imagens