Notícias

Manutenção preventiva de semeadoras e adubadoras na entressafra

Compartilhar


Após o término do período de semeadura de cada safra, é crucial realizar a limpeza e manutenção preventiva dos equipamentos agrícolas. Essa tarefa é fundamental e deve ser feita durante a entressafra.



A manutenção preventiva é capaz de evitar danos maiores nos mecanismos dos maquinários, que por consequência aumenta o custo de recuperação das avarias. Além disso, a falta de manutenção pode afetar negativamente o desempenho da adubação e causar irregularidades no stand devido à má distribuição de adubo e sementes.



O tempo parado para a manutenção no período de plantio pode causar prejuízos ao rendimento pela possível perda da condição mais adequada de implantação da lavoura. Assim, o objetivo principal da manutenção preventiva é diminuir a probabilidade de quebra durante a operação de semeadura, seguindo-se alguns passos:



1. Realizar limpeza geral na máquina;



2. Inspecionar toda a máquina, buscando-se identificar possíveis peças desgastadas ou danificadas;



3. Verificar o alinhamento e o espaçamento de acordo com a cultura desejada;



4. Verificar se os distribuidores de adubo estão em condições de trabalho e principalmente se a transmissão desses mecanismos está normal, onde o ideal é ele rodar sem muito esforço;



5. Os distribuidores de adubo tipo `rosca sem fim` não poderão estar



6. Na distribuição de sementes, com o sistema de discos, verificar as condições da caixinha distribuidora: roletes, gatilhos e molas. Limpar discos e anéis e substituir os que apresentarem sinais de desgaste.



7. No caso do sistema pneumático, verificar possíveis vazamentos de ar ou obstruções no sistema e caso necessário substituir as mangueiras;



8. Verificar o estado dos sulcadores (botinha), especialmente a ponteira e o mangote do adubo.



9. Ajustar os limpadores externos dos discos;



10. Verificar o estado dos mangotes da semente, que podem estar ressecados e romper-se durante a operação.



11. Verificar o estado das molas e ajustá-las se necessário. O ideal é liberar sua tensão depois do término de plantio e ajustá-lo na eminência do próximo uso;



12. Lubrificar as correntes e graxeiras, sempre se removendo antecipadamente possíveis deposições de terra ou areia;



13. Nas semeadoras pneumáticas é necessário verificar a formação de folgas no acoplamento do disco, comum ao longo do trabalho.



Além do desgaste, vibrações e longas jornadas de trabalho sem limpeza do sistema também podem colaborar na geração dessas folgas. Para corrigi-las existe a possibilidade de ajustar o espaçamento do disco dentro da estrutura de distribuição, o que impede possíveis fugas de ar, que comprometem a qualidade da distribuição de sementes.



A realização dessa manutenção no tempo adequado permite também a busca, no devido tempo, de peças de reposição indicadas e ajustadas para o seu tipo de maquinário, evitando-se desajustes por falta da peça ideal.



A Copagril possui sua loja de máquinas e acessórios além de óleos protetivos, graxas e lubrificantes em suas lojas a sua disposição.