Notícias

Ocepar reelege José Roberto Ricken e novos diretores

Compartilhar


Ocepar reelege José Roberto Ricken e novos diretores



Na tarde desta segunda-feira (03/04), durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada em Curitiba, o engenheiro agrônomo José Roberto Ricken foi reeleito para o terceiro mandato consecutivo como presidente executivo do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar). A nova gestão compreenderá o período de 2023 a 2027.



Ricken assumirá novamente o comando de um sistema que atualmente abrange 225 cooperativas de sete ramos diferentes - agropecuário, crédito, saúde, infraestrutura, consumo, trabalho, produção de bens e serviços e transporte. Juntas, essas cooperativas alcançaram um faturamento de R$ 187,84 bilhões e US$ 7,4 bilhões em exportações em 2022, contando com um total de 3,1 milhões de cooperados e 140 mil trabalhadores diretos. Além disso, o setor é responsável por mais de 65% da produção agropecuária do Paraná.



O presidente reeleito agradeceu pelo confiança que lhe foi investida mais uma vez “Eu quero agradecer a confiança depositada em mim. Eu tenho a noção clara da responsabilidade que estou assumindo. O cooperativismo paranaense tem uma representatividade muito expressiva e a nossa missão – a nossa especialidade – é criar oportunidades. Se nós oferecermos oportunidades às pessoas, elas terão condições de ter renda e não precisarão depender de absolutamente ninguém. Então, esse é o trabalho que nós sabemos fazer”, afirmou ao iniciar seu pronunciamento após ser reconduzido ao cargo.



Ricken enfatizou que o setor sempre atua de forma planejada, com base em levantamentos periódicos realizados junto às suas bases. Ele ressaltou que atualmente existem mais de 40 índices econômico-financeiros levantados mensalmente em cada cooperativa, acumulados desde 1991. Portanto, o planejamento realizado pelo cooperativismo paranaense é feito de forma calculada e não se baseia em estimativas, o que contribui para o sucesso das ações implementadas.



Durante seu discurso de posse, ele enfatizou a relevância do cooperativismo de crédito ao ser a única instituição financeira presente em 100 municípios do Paraná. Ele destacou a grande responsabilidade social e econômica que isso acarreta, bem como o fato de que em 136 municípios paranaenses, a maior empresa é a unidade da cooperativa. Ricken também ressaltou a importância de agregar valor à produção, afirmando que metade do que é recebido dos cooperados já tem valor adicionado, representando 48% do faturamento do setor, e que há ainda muito potencial para investir nessa área. Ele mencionou o Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop) como uma ferramenta para viabilizar recursos para as cooperativas investirem em suas atividades.



Além disso, Ricken expressou preocupação com a infraestrutura do estado, em todos os modais, a fim de melhorar o escoamento da produção e aumentar a competitividade do setor produtivo. Ele finalizou afirmando que o Sistema Ocepar irá ampliar as ações do Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense, que foi bem-sucedido nas eleições de 2022, e que será fundamental para fortalecer a defesa dos interesses do cooperativismo no Congresso Nacional.



Segundo o líder cooperativista, a intenção é trabalhar em harmonia com os novos diretores eleitos durante a AGO da Oceparm, entre eles, Eloi Podkowa, Diretor-Presidente da Copagril, e com o recém-nomeado secretário geral, Luiz Roberto Baggio. Ele informou que durante a primeira reunião da nova diretoria em 19 de abril, e durante o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo, os novos líderes poderão estar ao lado dos parlamentares paranaenses eleitos. “Será uma oportunidade para os diretores estarem ao lado dos parlamentares paranaenses eleitos que participaram do nosso Programa de Educação Política. Envolvemos mais de dois milhões de pessoas na última eleição. Nosso objetivo é alcançar três milhões, que é o nosso número atual de cooperados. Gostaria de agradecer a todos e posso garantir que me empenharei ao máximo na função”, concluiu.



Eloi Podkowa, Diretor-Presidente da Copagril, esteve presente durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO), e passou a integrar a nova diretoria da Ocepar, ocupando agora, o cargo de Diretor da Federação. Através da sua experiência e liderança, Eloi pretende continuar o desenvolvimento do cooperativismo na região Oeste do Paraná. “Estando na nova diretoria da Ocepar, terei a oportunidade de contribuir ainda mais com o desenvolvimento do cooperativismo em nossa região, e estarei sempre em busca de soluções inovadoras e eficientes”, afirmou ele após ser nomeado. Ele ainda ressaltou que “investir nas cooperativas locais é promover o crescimento econômico e social das regiões onde elas atuam”.



Durante o evento também estiveram presentes, o governador Ratinho Júnior, os secretários estaduais da Agricultura, Norberto Ortigara, e da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, o chefe de gabinete, Darlan Scalco, o coordenador do G7, Fernando Moraes, que também é presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), o presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas, o presidente do Sistema Faep, Ágide Meneguette, e o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antônio Gilberto Deggerone, prestigiaram a eleição e posse de Ricken.

Galeria de imagens