Notícias

Copagril realiza apresentação dos projetos de melhoria do Lean Six Sigma Green Belt

Compartilhar


Na sexta-feira (24) a Copagril promoveu o último encontro dos grupos do Lean Six Sigma Green Belt.



Em 2022 a cooperativa investiu no desenvolvimento e aperfeiçoamento dos colaboradores através da qualificação Lean Six Sigma Green Belt, que combina técnicas da filosofia Lean e a metodologia Six Sigma, que por sua vez, é baseada na metodologia DMAIC (Definir/ Medir/ Analisar/ Melhorar e Controlar).



O objetivo da metodologia é aprimorar e otimizar os processos interno da empresa, eliminando desperdícios e atendendo os erros, que por consequência resultam em melhorias contínua de qualidade, eficiência e produtividade.



O professor da Pontifícia Universidade Católica, Adans Pablo Carvalho, diz que a metodologia consegue trazer inúmeras melhorias tanto para a empresa quanto para as pessoas envolvidas, desde colaboradores e fornecedores, até clientes. Ele ainda destaca que, quando aplicadas as melhorias, elas conseguem resultar em maior rentabilidade e competitividade no mercado, além de abrir novas portas.



Em relação às pessoas, o Lean Six Sigma Green Belt busca treinar equipes para que elas aprimorem suas habilidades de resolução de problemas, e sejam capazes de analisar dados e trabalhar em equipe. Adans ressalta a importância do trabalho em equipe, porque ele incentiva a comunicação efetiva entre as pessoas, e colabora com um ambiente de trabalho agradável e motivacional, regando resultados.



O curso teve a carga horaria total de 90 horas, sendo que destas, 60 horas foram destinadas à teoria, e 30 horas para elaboração e acompanhamento dos projetos desenvolvidos.



No total foram 7 grupos formados exclusivamente por colaboradores da Copagril, visando a melhoria contínua dos processos. Os grupos foram compostos por integrantes de todos os departamentos da cooperativa para que assim fosse possível uma visão mais ampla e assertiva na estruturação dos projetos.



Os projetos visaram atender a questões e setores específicos da cooperativa, os quais foram intitulados:



Projeto 1: Analise de Portfólio Origem 60;



Projeto 2: Centralização de Solicitação de Compras;



Projeto 3: Impacto do Pis e Cofins nas vendas de rações bovinas para não associados da cooperativa;



Projeto 4: Redução de despesas com biomassa para aumentar a confiabilidade na disposição;



Projeto 5: Melhoria de PDI e finos de fábrica;



Projeto 6: Alta mortalidade dos suínos na fase final de terminação;



Projeto 7: Aumento da disponibilidade de milho quebrado para utilização nas rações de bovinos



Todos os projetos desenvolvidos foram simulados e alguns já aplicados em teste, para que fosse possível a análise de viabilidade e posterior validação dos setores envolvidos.



A Lean Six Sigma Green Belt é uma metodologia comprovada, que ao longo dos anos vem mostrando que o aprimoramento e eficiência dos processos gera resultados significativos. Tudo isto através da redução de desperdício, identificação de variações, padronização e treinamento das equipes. Adans ressalta que proporcionar esta qualificação aos profissionais, faz com que eles desenvolvam habilidades e desenvolvam suas carreiras, através da geração de resultados.



A Copagril, como uma cooperativa que busca melhorar seus processos e gerar resultados de forma contínua, está sempre investindo pesado na qualificação dos seus colaboradores e inovando em seus processos internos e externos, além de cooperar com o desenvolvimento das pessoas e da sociedade, de forma sustentável e respeitosa.

Galeria de imagens