Notícias

Copagril representada na nova diretoria da Frimesa

Compartilhar


Em Assembleia Geral Ordinária (AGO) realizada no dia 15 de fevereiro, a Frimesa Cooperativa Central fez mudanças em sua estrutura de gestão. O então diretor-presidente Valter Vanzella anunciou sua aposentaria após 26 anos à frente da Central.



“Estou muito maduro com essa decisão e muito feliz por tudo o que fizemos. Deixo um legado que me orgulho”, explicou Valter Vanzalla.



Esteve participando da AGO o Presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, ele fez questão de enaltecer o trabalho e o crescimento da Frimesa nos últimos anos e o seu importante papel no desenvolvimento e fortalecimento do cooperativismo.



Elias José Zydek, antes diretor-executivo, agora assume o cargo de Diretor-Presidente Executivo para o mandato de 2023 a 2026. Destaca-se que, antes da eleição efetiva de um novo presidente, a cooperativa passou por uma reforma estatutária, em que para ocupar a vaga o candidato deveria ser alguém com formação acadêmica e não mais membro do Conselho das cooperativas filiadas.



Vanzella presidiu a prestação de contas e explicou os resultados do ano com todas as dificuldades da cooperativa e do país de um modo geral. Com um cenário econômico e financeiro instável, 2022 foi um ano difícil. Com determinação, foi possível manter a cadeia produtiva junto às filiadas - Copagril, Lar, C.Vale, Copacol e Primato, e ampliar a marca.



Os números repassados e aprovados foram: um faturamento de R$ 5,506 bilhões, sendo um crescimento de 9,26%. O cenário econômico e financeiro estreitou o resultado final para R$ 42,9 milhões, reflexo das margens apertadas nas atividades suíno e leite.



Um dos destaques para o ano de 2022 foi a inauguração do frigorífico em Assis Chateaubriand (PR). O investimento foi de 1,35 bilhão de reais para uma capacidade de 7.500 cab/turno podendo chegar a 15.000 cab/dia. O início das atividades do maior frigorífico de suínos da America Latina está previsto para o próximo mês de março.



As unidades fabris da Frimesa operaram de acordo com as capacidades de produção para atender as demandas de mercado e industrializar a matéria-prima recebida. A área de carnes teve uma produção total de 297.137 toneladas, um crescimento de 6,22% comparado a 2021, representando um total de 70,5% nos negócios da marca.



Os altos custos de produção fizeram com que as indústrias da Frimesa recebessem 683.191 litros de leite ao dia, uma diminuição de 16,95% motivada pelos altos custos de produção, uma realidade de todo o Brasil, em vista dessa queda do recebimento, a Frimesa encerrou as suas atividades na unidade de lácteos em Capanema (PR). A representação da atividade leiteira no faturamento da Central foi de 27,8%.



Os 527 produtos diferentes foram distribuídos pela equipe de logística eficiente, sincronizada com uma gestão de toda cadeia de suprimentos da Frimesa. Lácteos e cárneos chegaram à mesa dos consumidores de todo o Brasil por meio dos 47.994 clientes ativos, atendidos por 11 filiais de vendas e 12 Centros de Distribuição (CDs). Em 2022, o corpo funcional conta com 9.788 colaboradores, 4,17% a mais que o ano anterior, ainda, foi lançada a Escola de Formação, uma plataforma online que conta com cursos para capacitação profissional.



A nova diretoria da Central Frimesa ficou assim constituída:



Foram eleitos para o Conselho Fiscal para exercício de 2023:



Copagril – Vilmar Fülber – Efetivo



Copacol – Andrei Buss – Efetivo



Primato – Gilberto Heinen – Efetivo



C.Vale – Ademir Gênero – Suplente



Lar – Simoni Tessaro Niehus – Suplente



Copagril – Ricardo José Kemfer - Suplente



Para o Conselho Administrativo foram eleitos:



Elói Darci Podkowa, Diretor Presidente da Copagril, da cooperativa Lar , Irineo da Costa Rodrigues, da Copacol Valter Pitol, da C Vale Alfredo Lang, Primato Anderson Leo Sabadin.



Ainda para o Conselho Vogal:



Cezar Luiz Petri, Vice Presidente da Copagril, da Lar Urbano Inácio Frei, da Copacol James Fernando de Morais, da C.Vale Walter Andrei Dal’boit e da Primato Cezar Luiz Dondoni.



A Frimesa Cooperativa Central é uma empresa brasileira, fundada em 13 de dezembro de 1977, em Francisco Beltrão, Paraná. Sua sede fica localizada em Medianeira, no oeste paranaense, e industrializa carne suína e leite. Formada por cinco cooperativas filiadas: Copagril maior acionista com mais de 28%, Lar, C.Vale, Copacol e Primato.



A Central é a 4ª maior empresa paranaense de abate e processamento de suínos e está entre as 10 maiores empresas do Brasil de recebimento de leite e a 11° maior cooperativa do Brasil.



Atualmente conta com 6 unidades industriais, e atua em todo o mercado nacional e internacional, exportando para diversos países. São mais de 9.700 colaboradores em corpo funcional.

Galeria de imagens