Notícias

Dia de Campo Copagril 2023, foi um show do agronegócio.

Compartilhar


Mesmo com as intercorrências ocasionadas pelo forte temporal, as atividades puderam ser retomadas e o evento foi um verdadeiro sucesso!



O tradicional Dia de Campo é um dos principais e maiores acontecimentos da Cooperativa Agroindustrial Copagril, todos os anos mobiliza uma grande equipe de colaboradores e parceiros, que trabalham de forma incessante para entregar o que há de melhor ao público, em termos de tecnologia e inovação no segmento do agronegócio. O evento busca apresentar novidades e conhecimento ao homem do campo, cooperados, bem como a população do município de Marechal Cândido Rondon e toda região, é o ponto de encontro entre o produtor rural e empresas parceiras.



O superintendente comercial da copagril e organizador da feira, Enoir Primon, relata que o evento superou as expectativas, “o trabalho que é feito durante o ano e apresentado nestes três dias tem uma valorização muito grande por parte dos associados, clientes e o público em geral, são em torno de 200 parceiros, entre empresas expondo e equipes trabalhando o tempo todo, estamos realmente contentes, superou nossas expectativas!”



O Enoir Primon também relatou sobre a importância do produtor rural ser assertivo em suas escolhas e como tudo que é exposto no Dia de Campo contribui neste sentido, “nós estamos em uma região de clima diferente, atípico, e cada vez mais o agricultor, produtor, tem que ser próspero na escolha da sua variedade, na escolha do que ele vai plantar na sua propriedade e também na questão dos maquinários, implementos e a Copagril por meio do Dia de Campo, da área técnica, tem essa responsabilidade, em conjunto com o produtor, em ser bem assertivo para que ele consiga atuar mais e com menor custo possível dentro da sua propriedade.” Finaliza, Enoir Primon.



O evento teve início na manhã da última quarta-feira (18), na Estação Experimental Copagril e recebeu um número expressivo de visitantes logo no primeiro dia de abertura, infelizmente, em causa das fortes chuvas que ocorreram no período da tarde, a programação teve que ser adiada, mas isso não atrapalhou a retomada das atividades, na tarde do dia seguinte (19).



De lá até o final, o tempo colaborou muito, céu ensolarado e clima agradável durante todo o restante da programação, oportunizando a troca de informações e o conhecimento de novos produtos e serviços disponíveis no mercado, onde o produtor também teve a chance de comparar e tirar as dúvidas em relação aos produtos e os trabalhos que realiza no dia a dia na propriedade rural, manejo na produção agrícola e pecuária, cultivares de soja, híbridos de milho, pastagens, máquinas e implementos, defensivos e tudo que está relacionado ao dia a dia no campo.



Soluções para o campo



Após a abertura oficial do Show do Agronegócio pelo diretor da cooperativa Ricardo Chapla, os convidados foram direcionados para a arena do Agro Inova, para prestigiar a abertura da segunda edição com o tema: Conexões para a Inovação, o espaço contemplou inovações e tecnologias aplicadas na área agrícola e pecuária, fomentou negócios e conhecimentos com objetivo de transformar necessidades em soluções.



O Agro Inova é uma iniciativa do (PTI-BR) Parque Tecnológico de Itaipu - Brasil em parceria com a Copagril, com o objetivo de associar a tecnologia à produção rural. Neste ano contou com a participação de 15 empresas, aproximadamente, onde produtores e associados puderam conhecer um centro de inovação, startups com diversas tecnologias e soluções expostas, tais como Alerta Cigarrinha que consiste em uma rede de monitoramento da cigarrinha-do-milho, NetWord Agro, monitoramento digital de solos e lavouras para prevenção de pragas, doenças e daninhas, além de palestras e atividades com grande interação de conhecimento, metodologia, aplicabilidade e resultados.



Durantes os três dias de evento uma verdadeira diversidade de soluções e tendências do mercado foram expostas para todos os visitantes, o Centro de Competência em Tecnologias Abertas e IoT do Parque Tecnológico apresentou a estação agroclimática e o sistema de monitoramento ambiental (SIMA), a tecnologia possibilita a coleta de dados de monitoramento de solo, índice pluviométrico e pressão atmosférica.



Solenidades



Na solenidade de abertura estiveram presentes várias solenidades tais como, o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), general Eduardo Garrido, diretores da Copagril, presidente Ricardo Chapla; vice-presidente Elói Podkowa, secretário Márcio Buss; superintendente da cooperativa e responsável pela organização do evento, Enoir Primon; superintendente da indústria de grãos, Egon Syperreck; prefeito do município de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber; presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Marechal, Soldado Sauer; prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz; presidente da Associação Comercial Industrial de Marechal, Carla Rieger Bregoli; vice-prefeito de Quatro Pontes Tiago Hansel, e o secretário de agricultura de Mundo Novo Geraldo Lopes.



Visitantes



O Dia de Campo atraiu milhares de cooperados, clientes e visitantes anualmente, nesta edição não foi diferente, 10 mil pessoas, aproximadamente, passaram para conferir de perto as novidades em milho; soja; pastagens; insumos para agricultura e pecuária. Confira abaixo o relato de alguns visitantes.



Eu gostei bastante do que foi mostrado aqui, muitas novidades em maquinários, plantações, tudo no capricho e como evoluiu em relação aos anos anteriores, eu fiquei dois anos sem poder participar e nossa, como cresceu a feira!”



Zeferino Stolish, produtor rural.



Eu vim aqui pela primeira vez, junto com um amigo que trabalha com hortifrúti, achei muito interessante, pelo tamanho do município a representatividade é grande e o número de visitantes também.”Vanderlei Reis, funcionário público.



Aqui tem tudo na parte do agro, o que você precisar tem aqui, novidades, muita inovação, roda de discussões, troca de experiências, tudo muito completo e produtivo” Marli Teresinha, comerciante.



Eu vim prestigiar o evento mais uma vez, participo todos os anos e como sempre a Copagril trouxe tecnologia, diferenciais nas pastagens, variedades de milho, tudo muito bom, a gente sempre tem a aprender e eles estão sempre aprimorando isso é bem bacana e mesmo com a chuva, né?! Teve um mau tempo, mas mesmo assim não atrapalhou, a equipe foi muito eficiente, trabalharam de novo e entregaram um evento excelente! Airton, associado da cooperativa.



Mesmo com o temporal conseguiram se reerguer e o evento seguiu, o tempo abriu, o sol chegou e foi uma benção. A agricultura é o que sustenta o mundo, se não tivesse o amigo agricultor o que seria de nós?! Por isso é fundamental a visitação aqui não só para o agricultor e moradores de Marechal mais para toda a região vir passear e conhecer, parabéns a Copagril pelo trabalho que estão fazendo!”



Davi Wolf, aposentado.

Galeria de imagens