Notícias

Energia solar Copagril: garantia de economia e sustentabilidade.

Compartilhar


Em 2022 a energia elétrica produzida no Brasil através de fontes renováveis teve um aumento significativo e sua área de ampliação aconteceu em todo o país. O ano foi finalizado com 8.235,1 megawatts (MW) de capacidade instalada, sendo considerada a segunda maior capacidade já registrada pela (Aneel) desde a sua criação, ficando atrás apenas dos 9.528 MW alcançados em 2016.



Apenas as centrais eólica e solar representaram 2922,5 MW e 2677,3 MW respetivamente. As termelétricas a biomassa representaram 904,9 MW, as termelétricas a combustíveis fósseis contribuíram com 1.355,7 MW e as hidrelétricas totalizaram 374,6 MW de capacidade instalada.



O estado com maior aumento da capacidade de geração em 2022 foi Minas Gerais, com 1.536,1 MW instalados, incluindo 1.176 MW de instalações de energia solar. Em termos de expansão regional, o Nordeste foi a região com maior crescimento registrado, respondendo por 4.518,7 MW, ou 55 % do crescimento total do ano.



De acordo com os dados do Sistema de Informações de Geração da Aneel, o SIGA, até o final de 2022, o Brasil já somava o equivalente a 188.980,9 MW de potência fiscalizada. O órgão informou, que desse total de operações, 88% das usinas são consideradas renováveis.



Esses dados apontam como este setor está em crescimento e o quão benéfico ele pode ser, tanto para consumidores e indústrias, como para o meio ambiente.



Com o avanço e a crescente busca por esse tipo de energia, a Copagril elaborou um projeto para que fosse implementada na cooperativa a adesão da energia fotovoltaica, e pudesse reduzir o valor mensal da fatura, promovendo também a sustentabilidade através da utilização de um recurso natural.



A energia fotovoltaica converte a luz do sol em eletricidade através de uma tecnologia que se baseia no efeito fotovoltaico, ou seja, os fótons presentes no sol ao atingirem os materiais das placas, geram uma corrente elétrica que é convertida em energia.



Pensando não somente no benefício próprio, a cooperativa vem a alguns anos estimulando seus associados e produtores a aderirem a geração de energia própria, através do sistema de energia fotovoltaica, mais conhecida como energia solar. O supervisor Comercial da Copagril, Riscala Mocelin, afirmou que o investimento gera bons resultados para todos que aderem a geração de energia própria.



No ano de 2021, a Copagril instalou a sua primeira usina de geração de energia solar.



A unidade de Quatro Pontes foi a primeira a colocar em prática o projeto, e no primeiro mês a economia foi de R$ 1.000,00 na fatura, valor que foi convertido em geração de energia solar e é convertida em crédito para a unidade de Porto Mendes.



O segundo investimento do ramo poderá ser contemplado durante o Dia de Campo Copagril, na estação experimental da cooperativa, em Marechal Cândido Rondon. O projeto concluído já é considerado o maior da região, com aproximadamente 2.880 painéis solares modúlos 550w mono. A distribuição será direcionada as Lojas Agropecuárias da Copagril, segundo o presidente Ricardo Chapla.



A enorme usina tem capacidade de gerar 1 megawatts de energia. O investimento inicial foi de R$ 6 milhões de reais. A capacidade de retorno deste investimento deve chegar a 5 anos, gerando uma significativa economia de recursos.



Atenta ao novo mercado, a cooperativa aderiu a ideia de uma forma mais ampla, além de produzir a própria energia, transformou esse ramo de atividade em um novo negócio. A Copagril formou parcerias com empresas do setor, como as distribuidoras de placas solares, inversores e demais equipamentos que são cruciais para a instalação e produção da energia fotovoltaica. A cooperativa atua apenas como distribuidora dos equipamentos e no encaminhamento para a realização de trocas caso necessário.



Em relação ao projeto, ele é estudado e formulado por uma equipe especializada em atender cada necessidade e demanda. A quantidade e tamanho das placas a serem instaladas variam conforme o consumo da propriedade.



A Copagril tem acesso a inúmeras instituições financeiras, e isso se torna um ponto chave para facilitar o acesso as linhas de financiamento e crédito para a adesão do kit. A cooperativa é credenciada no Renova Paraná, e isso permite aos produtores rurais adquirirem os kits com financiamento e taxa de juros reduzidas, bem como, através do BRDE.



O presidente Ricardo Chapla e Riscala Mocelin, garantem que mesmo com o investimento sendo recente, a tradição da Copagril em manter a qualidade de seus negócios permanece. São 52 anos de uma história próspera e bem contada, isso assegura que todo o projeto e resultado prometido acontecerão.



Durante o Dia de Campo Copagril, os visitantes poderão conferir de perto o tamanho da nova usina de energia da Copagril e tirar todas as suas dúvidas sobre como instalar em suas propriedades o sistema que gera economia e sustentabilidade ao meio ambiente.



A equipe especializada da cooperativa está preparada para apresentar as vantagens e oferecer a preços e taxas diferenciadas, essa incrível oportunidade.