Notícias

Caixas inteligentes chegam aos supermercados Copagril.

Compartilhar

Sistema agiliza o fluxo de clientes, especialmente aqueles que estão adquirindo até quinze itens.



Nos supermercados do exterior é comum encontrar caixas de autoatendimento para pagar as compras sem precisar interagir com um funcionário para registrar os produtos. Hoje, já é possível encontrar esse tipo de tecnologia no Brasil.



Além de agilizar o fluxo de clientes, especialmente aqueles que estão adquirindo poucos produtos, esse sistema conta com um leitor de códigos de barras mais sensível, além de apresentarem câmeras e um sistema com balança para garantir que o cliente não está levando mais e pagando menos pela compra.



A praticidade e a possibilidade de fugir das extensas filas dos supermercados são as justificativas de quem adere ao uso dos caixas de autoatendimento – ou “self checkout”.



“Os caixas inteligentes se encaixam dentro do conceito da Inovação que a Copagril tem aplicado em todos os setores, ressalta o Gerente de T.I. Fábio Lizzoni.



Foi pensado com a preocupação de proporcionar uma experiência de compra autêntica, com simplicidade e entusiasmo em um ambiente agradável, além de ser inovador, democrático e aliado a tecnologias de ponta”, explica o Vice-Presidente da Copagril Elói Podkowa, responsável pelo setor de Supermercados. A tecnologia está presente na loja 2 e brevemente em todas as unidades da rede, 09 no total.



De acordo com Jaroslav Bradacz, Gerente de Varejo da Copagril, o retorno dos clientes sobre a solução tem sido muito positivo. “Elogiam muito e depois que entendem o conceito, passam a usar com mais frequência”, assegura. O perfil do cliente que utiliza a solução de autoatendimento geralmente é o mais antenado às novas tecnologias. Jaroslav explica que são aqueles mais abertos às inovações e mudanças tecnológicas. “No entanto, em momentos de alto fluxo nas lojas e com filas nos caixas, a equipe direciona os clientes para os caixas inteligentes”, diz.



Uma vantagem na utilização dos terminais de autoatendimento é o número de clientes que desistiriam da compra caso tivessem que enfrentar uma grande fila no caixa em momentos de alto fluxo. “Esta situação ocorreria em datas específicas do varejo, como Dia das Mães ou Natal”, exemplifica o Gerente de Varejo.



Para o seu Divanir Mathias Lemcke, que já utilizou o terminal em uma compra no Supermercado Copagril, a experiência foi considerada positiva, pela facilidade do processo. “Realizei todo o processo sozinho. A máquina era autoexplicativa, o que tornou ainda mais fácil a compra. Foi interessante, ainda, há confiança demonstrada no consumidor, pois nem sequer foi conferida a compra pelo estabelecimento”, comenta.



O empresário e veterinário Paulinho Giesel usou o caixa inteligente ontem pela primeira vez e pagou suas compras em 2 minutos e 15 segundos. “Muitas vezes você vai a um supermercado para uma compra rápida e básica e acaba enfrentando uma fila enorme. Eu mesmo, usei dessa inovação a alguns anos atrás quando fui visitar um amigo na Austrália. Lá essa modalidade de self checkout é muito utilizada e aqui em Marechal Rondon as pessoas vão aprovar também”, avaliou.



O supermercado disponibiliza uma funcionária para ajudar os clientes com dificuldades de operar o equipamento.



O modelo funciona assim: o cliente clica na tela do caixa automático e já começa a passar o código de barras dos produtos em um leitor tridimensional. À medida que o produto vai sendo registrado, o consumidor precisa colocá-lo dentro da sacola, que fica presa a um suporte ao lado da máquina e que funciona como balança. “Nisso o sistema é inteligente. Ele só da continuidade ao registro dos produtos caso eles forem colocados na sacola. Assim, a máquina confere se o peso da mercadoria corresponde ao produto que foi registrado”, explica a Gerente do Supermercado Chadia Ribeiro aonde a inovação está implantada. Dessa forma, se uma pessoa registrar uma lata de cerveja, mas puser na sacola um desodorante, o sistema enviará alerta ao responsável para a devida verificação.



São 03 terminais instalados.



Segundo o Presidente da Copagril Ricardo Chapla, a implantação da ferramenta só foi possível graças a troca completa dos sistemas de tecnologia, que proporcionaram o avanço tecnológico. Embora não antecipe quais são, a direção garante que em breve outras novidades entrarão em funcionamento. O serviço de autoatendimento contará com a presença de um colaborador da empresa, que auxiliará clientes que precisem de orientações sobre como proceder. O serviço não aceitará pagamentos com dinheiro em espécie, mas permitirá o pagamento com cartões de crédito ou débito e também através de PIX.



Chapla afirma que a implantação do autoatendimento não gerou demissões, apenas remanejamento entre setores. Os dois supermercados de Marechal Rondon atualmente possuem 270 funcionários e pretendem contratar mais, pois há um projeto em curso de ampliação do Supermercado 2, a ser iniciado em 2023.

Galeria de imagens