Notícias

Monitoramento de lagartas, percevejos e ferrugem asiática na cultura da soja

Compartilhar


Com clima favorável para acultura da soja na área de atuação da Copagril, precisamos nos atentar para o ataque de pragas e doenças, tais como lagartas, percevejos e a ferrugem asiática.



Para o controle das lagartas devemos utilizar produtos eficientes e além disto seletivos, ou seja, que tenham baixa toxidade para os inimigos naturais das pragas, garantindo assim o equilíbrio biológico na cultura.



Depois das lagartas é preciso ficar atento ao ataque dos percevejos na lavoura, especialmente o percevejo marrom, que suga as vagens e os grãos que estão em formação.



O monitoramento da lavoura para ambas as pragas deve ser realizado no mínimo uma vez por semana, dando foco para o percevejo, pois este é considerado a praga de maior importância. Por se alimentar diretamente dos grãos, causam problemas sérios na cultura, afetando o rendimento e a qualidade dos grãos. O início da infestação dos percevejos se dá no final do período vegetativo ou no início da floração.



Dentre as doenças que atacam a cultura da soja, a ferrugem asiática ainda causa preocupação aos produtores. Além dela a mancha alvo e a antracnose, também estão chamando a atenção dos produtores.



Mas a ferrugem asiática continua sendo a de maior destaque nos programas de controle que se baseiam no uso de fungicidas. As aplicações de inseticidas e fungicidas na forma preventiva são as melhores e mais eficientes formas para o controle das pragas e doenças.



Assim produtor, o corpo técnico agronômico da Copagril orienta sobre a necessidade do contínuo monitoramento das lavouras, para assim possibilitar o controle preventivo e eficiente dos patógenos que podem interferir na diminuição do rendimento máximo da cultura da soja.



A Copagril possui a linha completa de defensivos para todas as fases da cultura, além do corpo técnico especializado para orientar o melhor manejo na sua lavoura.