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TI promove economicidade em toda a Copagril

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TI é um termo com origem na língua inglesa, que quer dizer Information Tecnologi (IT). Traduzindo para nós, brasileiros, é Tecnologia da Informação (TI), setor nas empresas responsável por todos os recursos tecnológicos utilizados para produzir informações e dados, buscando trazer para elas mais eficiência no momento de acessar, produzir, gerenciar informações e enviar dados", informa o Supervisor de Desenvolvimento da Copagril, Carlos Eduardo Würschke.



Sintetizando, a TI engloba todas as soluções tecnológicas adotadas por uma companhia para facilitar o seu dia a dia. E nela estão envolvidos diversos softwares (programas presentes nos diversos dispositivos), hardware (as peças que compõem os equipamentos) de comunicação e serviços relacionados.



"E através de estratégias e planejamento adotado já a partir de 2019, alinhados aos negócios da cooperativa, estamos proporcionando mais agilidade, segurança e uma gestão de informação de indicadores mais eficientes", cita Fabio Michel Lizzoni, gerente de TI da Copagril.



Segundo Fábio, em 2019 houve a reestruturação do departamento de TI da Copagril. "Fomos chamados e imbuídos da missão no departamento, na busca de atender ao crescimento da Copagril para os próximos anos, valendo sempre da disponibilidade e, principalmente, da segurança das informações", afirmou.



Esta questão de disponibilidade e segurança fez com que o departamento buscasse alternativas em termos de inovação nos sistemas, estrutura de TI, telefonia e emails. "Promovemos ações consideradas de alta disponibilidade, mobilidade e segurança de informações. Diminuímos o tempo das operações nos sistemas, com mais velocidade e produtividade nos equipamentos. E como resultados estamos alcançando a diminuição dos custos de contrato e dependência de terceiros, além de permitir a auditoria completa de todos os dados que navegam pela rede e equipamentos internos da Copagril, como os acessos a internet, emails e telefonia", destaca Geovan Cesar Bottoni, Supervisor de Infraestrutura da Copagril.



Ações desencadeadas



Atendendo às dinâmicas exigidas pela diretoria da Copagril, o departamento de TI promoveu a renovação de toda a infraestrutura de servidores de processamento de informações das operações. Foram adquiridos novos servidores para a centralização de todas as operações envolvendo as ações sistêmicas da Copagril. Também foi adquirido um novo firewall (dispositivo de segurança de rede), o qual está permitindo maior segurança nas ações de defesa contra as tentativas de invasões por parte de terceiros via acessos de internet e, bem como, permitindo os controles, auditoria e a busca de políticas claras de acesso.



Nova Central Telefônica



Uma nova central telefônica foi comprada para substituir o sistema antigo utilizado, saindo da tecnologia analógica para a digital. "Com isto estamos permitindo o controle e gestão pleno de todas as ligações, efetuadas com a Copagril, mobilidade para os funcionários trabalharem e facilidades para quem liga para a cooperativa", pontua Lizzoni.



Informática



Outra remodelação feita pela equipe de TI foi no servidor de emails, que foi todo alterado. "Trouxemos um novo servidor, com alta disponibilidade no recebimento e envio de email e com maior filtro das informações recebidas. Conseguimos diminuir consideravelmente a entrada de emails danosos ou com vírus, além de permitir aos funcionários maior autonomia no momento do uso. Além de ser mais ágil, o novo sistema diminuiu em 31 por cento os custos que a Copagril possuía com os serviços de emails", enalteceu Carlos Eduardo.



"Ainda na gestão de computadores, o departamento implementou uma ferramenta de gestão de usuários e computadores Com isso centralizamos todas as configurações de acesso, proporcionando maior segurança da informação e dos dados dentro da cooperativa, alinhando o sistema à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)", citou Geovan.



A busca por economicidade tem sido ponto das estratégias do setor. "Padronizamos a escolha por configurações em todo o parque de máquinas de TI da Copagril. Hoje todos os computadores novos são adquiridos respeitando a padronização. Em torno de 70 por cento dos computadores antigos já foram trocados", informou Fábio, destacando, ainda, que os antigos não são descartados, mas sim, o que é possível são vendidos a preço de mercado para empresas que compram tais máquinas.



No serviço de impressoras foram adotadas alterações e que estão proporcionando consideráveis economias para a Copagril. "Implementamos o serviço de impressão outsource, pelo qual passamos a locar as impressoras. As impressoras deixaram de ser individuais por funcionário, centralizando a quantidade necessária por setores ou filiais, normalmente uma preto e branco e uma colorida. Só esta atitude proporciona hoje uma economia de 50 por cento nos serviços de impressões feitos dentro das atividades da Copagril", afirmou Fábio.



Seguindo a tendência de inovações tecnológicas, a Copagril promoveu a alteração de cabeamento em todas as unidades. "Hoje contamos com cabos totalmente em fibra óptica e mais um link secundário para prover a redundância e contingência de cada setor ou unidade, aumentando assim a disponibilidade de sinal e segurança de acesso. E tudo foi feito em parceria com as empresas prestadoras de serviços, ou seja, com poucos custos para a Copagril", ponderou Geovan.



E como se trata de equipamentos, há a necessidade constante de manutenções, que anteriormente eram basicamente feitas por empresas terceirizadas. "Criamos uma equipe técnica em microinformática com a missão de melhorar os serviços prestados, otimizar o trabalho, prover um atendimento mais rápido e buscando menos retrabalho, uma equipe interna para a manutenção dos equipamentos de informática. Com isso, a Copagril teve a redução de custos de contratos com terceiros que gira em torno de 80 por cento", salientou Carlos.



Novidades



Na busca constante de inovações, o setor da TI já vem fazendo estudos e procedimentos necessários para a evolução. "Estamos inovando os softwares para evitar os controles manuais, mantendo somente os controles sistêmicos. E dentro da busca de ações, buscamos sempre o melhor custo benefício que a Copagril precisa. Estamos em várias frentes de atuação, buscando soluções. Em 2020 criamos as lojas virtuais para os supermercados, o que temos aprimorado a cada dia, permitindo que nossos clientes façam suas compras das suas próprias casas, com rapidez e agilidade na entrega. Todas estas ações estão focadas no associado e nos clientes e alinhado às diretrizes da diretoria", finaliza Fábio Lizzoni.

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