Notícias

Segurança no campo é o tema da palestra na próxima semana.

Compartilhar


A Copagril estará realizando palestra na próxima semana, segunda-feira dia 17, que abordará um assunto bastante importante: a segurança no campo. Os associados e familiares estão sendo convidados a participar desse encontro as 20 horas na AACC, aonde a Investigadora da Polícia Civil do Paraná Rosana Botelho será a palestrante.



Há muito tempo que o crime e a violência deixaram de ser exclusividade de grandes centros urbanos, e passaram a atingir também regiões do interior, principalmente depois que o agronegócio ganhou notoriedade e se tornou uma das maiores potencias econômicas do país.



Esses fatos somados a pandemia, a crise econômica e a falta de segurança no campo, acarretaram em ondas de criminalidade em regiões interioranas das cidades, em que o furto de maquinários, equipamentos, veículos e sobretudo animais, passou a se tornar parte do cotidiano da população rural.



O déficit no policiamento e com organizações táticas que monitorem essas regiões é grande, fazendo com que produtores rurais se tornem vítimas de quadrilhas especializadas. Os casos registrados por proprietários rurais, normalmente são relacionados a furto de implementos agrícolas, maquinários, insumos, além da invasão das residências, latrocínios, sequestros e em algumas situações, o abate de animais na própria propriedade.



Observa-se que quanto mais abastada e menos populosa uma região, menor a assistência policial prestada. A polícia ao receber um chamado, normalmente demora a chegar ao local pela dificuldade na comunicação, por não conhecer as estradas de acesso e também pela falta de comunicação entre as policia Militar e Civil, o que afeta diretamente o patrulhamento.



Outro ponto observado é a distância entre as propriedades rurais e os centros urbanos onde se concentram as delegacias, isso faz com que os proprietários muitas vezes não se desloquem até as cidades para relatar as ocorrências.



Situações como essas, fizeram com que proprietários rurais passassem a adquirir itens de segurança como, alarmes, câmeras, cercas elétricas, entre outros sistemas de segurança que possam prevenir esse tipo de situação.



Esse tipo de falha na segurança pública, faz com que uma série de conquistas sejam anuladas e, não permita o desenvolvimento de pequenas cidades do interior, além de contribuir com o movimento migratório para os grandes centros.



Uma maneira de diminuir as ocorrências desse tipo, é conscientizando a população rural da necessidade de se relatar as autoridades tais feitos, e o quão fundamental é essa atitude, para que seja reforçado a necessidade de aumentar o patrulhamento e segurança de áreas rurais.



Problemas como esses pedem socorro e atenção das autoridades, e projetos que visem a rápida segurança das áreas além de incentivar a denúncia das ocorrências. A implementação de projetos de segurança melhoraria de forma significativa a relação entre proprietários rurais e segurança pública.



É preciso ressaltar que a segurança pública é um fator essencial para o campo e para a qualidade de vida de quem nele habita e, não somente para os grandes centros.



Os convites para a Palestra segurança no campo, nesta segunda-feira dia 17 de outubro, podem ser retirados nas unidades da Copagril.