Notícias

Copagril realizará palestra sobre segurança no campo

Compartilhar


Manter a segurança em áreas urbanas, já é um grande desafio, se tratando do campo, o cuidado deve ser redobrado e os desafios são ainda maiores.



A violência e a criminalidade não são exclusividade da urbanização há muito tempo. Com o crescente avanço da agricultura e da pecuária e a vasta representatividade destes dois setores na economia, infelizmente, para criminosos de todas as nuances, tornou-se um atrativo. Roubos e furtos na zona rural são preocupantes, tanto para produtores quanto para entidades ligadas ao agronegócio. Um fator agravante, além da distância é a precariedade da fiscalização, neste sentido, medidas devem ser tomadas para sanar e prevenir a insegurança em áreas rurais.



As estatísticas reforçam essa necessidade, segundo a (CNA) Confederação da Agricultura e Agropecuária no Brasil, 82% dos crimes ocorridos em zonas rurais, são caracterizados por roubos e furtos, os maiores alvos são propriedades de pecuária de corte e leite, onde geralmente acontece metade dos crimes. O apontamento foi obtido por meio do Observatório da Criminalidade da (CNA).



A Copagril se preocupada com a segurança no campo e entende a necessidade de abordar esse tema, em busca de soluções e medidas de proteção para sanar o problema. Pensando nisso, a Cooperativa Agroindustrial Copagril, organizou uma palestra, que acontecerá em outubro, com o tema “Segurança no Campo”. A intenção é promover, junto aos cooperados, uma reflexão referente a violência e a criminalidade no campo, expondo situações reais sobre os principais crimes que têm ocorrido na área rural, como, por exemplo, os crimes de furto e roubo de veículos, maquinários, defensivos agrícolas, entre outros, como esses criminosos têm agido e como desenvolver condutas, que podem fazer a diferença na segurança preventiva das propriedades e das famílias que vivem no campo.



Quam irá falar sobre o assunto é Rosana Botelho, investigadora da Polícia Civil do Paraná e mestranda em Desenvolvimento Regional e Agronegócios. Além dos tópicos citados acima, Rosana pontuará mudanças de comportamento e pequenos investimentos na estrutura das propriedades, de modo que o agricultor, reduza as chances de ser uma vítima em potencial em determinados crimes, “eu destaco, inclusive, os crimes que têm ocorrido por meios digitais como o estelionato, muitas vezes, por falta de informação, o agricultor acaba sendo exposto aos crimes digitais também”, relata Rosana. Outra temática relevante é o papel da polícia e a comunidade rural, bem como os diversos canais de comunicação que estão à disposição na atualidade e que, ocasionalmente, são desconhecidos pelo cidadão que vive no campo.



A palestra será no dia 17 de outubro, às 20h no Salão Social da AACC, em Marechal Candido Rondon. Você, associado, é nosso convidado, não deixe de comparecer a esse evento que tratará de um tema importantíssimo.