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Sescoop visita escolas do Cooperjovem

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Os representantes do Sescoop estiveram visitando a Copagril e as escolas integrantes do projeto na região de atuação da Cooperativa.



Humberto Cesar Bridi é Coordenador de Desenvolvimento Cooperativo e Mariana Balthazar é analista do Sescoop e levaram uma excelente impressão do que viram durante os dias em que estiveram na região.



Eles ressaltaram que o envolvimento e participação dos agentes e dos beneficiados é muito positivo e que a essência do Cooperjovem está presente nas escolas participantes.



Disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo por meio de atividades educacionais. Com este objetivo, e preocupada em contribuir para o desenvolvimento da comunidade onde ela está inserida, a Copagril, em parceria o Sescoop e as secretarias de educação da região realiza um trabalho grandioso que é de desenvolver práticas que estimulem e propiciem uma educação apoiada na educação do trabalho em cooperação.



Atualmente são 19 escolas dos municípios de Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Mercedes, Pato Bragado e Guaíra que trabalham com o programa.



Para o próximo ano Entre Rios do Oeste integrará novamente o Cooperjovem.



Por meio de material didático, camisetas, cursos, palestras, conteúdo interdisciplinar, projetos, dinâmicas e jogos cooperativos, o programa difunde o cooperativismo para cerca de 712 alunos e 37 professores. Também envolve os pais dos alunos, área administrativa da escola e a comunidade, promovendo a cultura da cooperação nas escolas.



A cooperativa tem um papel fundamental em estabelecer a aproximação das escolas e a comunidade, acompanhando a aplicação do programa e oferecendo apoio de material e orientação para que as escolas desenvolvam o seu trabalho.



O presidente da Copagril Ricardo Chapla, comentou como a inovação pode trazer bons resultados tanto na cooperativa quanto no ambiente escolar. “Temos nos empenhado para transformar o trabalho da cooperativa em uma atuação cada vez mais técnica, para aumentar os resultados do cooperado e entregar valor. Nesse sentido, acredito que os professores participantes do Cooperjovem também trabalham para agregar, inovando na sala de aula e conquistando os alunos que, ao identificarem essa disposição para entregar algo novo, passam a se aproximar dos professores”.



O Coordenador do Cooperjovem, Humberto Cesar Bridi, destacou o alcance do Cooperjovem no Paraná e o impacto social gerado pelo programa.



Além de se fortalecer internamente, a cooperativa fortalece a sociedade no seu entorno. Temos inúmeros projetos socioambientais próprios que atuam em prol das comunidades e o Cooperjovem é um programa que conta com a participação de várias cooperativas no Paraná.



À medida que os alunos aprendem mais sobre a cooperação e seus princípios, temos certeza de que vamos conseguir transformar positivamente a sociedade de alguma forma”, disse.



Humberto salientou ainda a respeito da contribuição com a formação dos educadores com a nova metodologia do programa, levando cada vez mais o cooperativismo para as escolas e comunidades, realizando várias ações e projetos por meio do Cooperjovem. “A educação cooperativista traz uma proposta de ensino transformadora, disseminando entre os estudantes os princípios do cooperativismo e valores como o exercício da cidadania, o protagonismo e a autonomia”, destacou.



A nova metodologia aplicada está mais dinâmica e didática, totalmente renovada, colocando aluno e professor como protagonistas do programa. A partir dela, o programa passa a estar baseado em quatro pilares: Educação Cooperativista, Educação Empreendedora, Educação Financeira e Educação Ambiental.

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