Notícias

CORPO DE BOMBEIROS DE MARECHAL CÂNDIDO RONDON REALIZA TREINAMENTO NO COMPLEXO INDUSTRIAL DA COPAGRIL

Compartilhar

Trabalho em espaço confinado requer preparo e normas a serem seguidas.


Um local confinado significa uma área de risco com perigo iminente, ele deve ser trabalhado com cautela e com todas as medidas de segurança. É assim que o Corpo de Bombeiros lida com as ocorrências que estão em espaços confinados, isso significa que é um local com dimensões reduzidas e de difícil acesso, sua entrada e saída são restritas. O local pode apresentar uma iluminação deficiente ou nenhuma, a ventilação natural pode ser insuficiente, e com isso apresentar uma atmosfera tóxica ou inflamável, além de riscos de desabamento ou alagamento. Nessas condições, o bombeiro que estiver executando uma operação de resgate pode ficar impedido de sair do interior do espaço confinado pelos meios normais de escape, situação que pode proporcionar lesões ou a morte. Estatísticas apontam que no Brasil, os trabalhos no interior de espaços confinados representam 36% das mortes por tentativa de resgate feita por trabalhadores bem intencionados, porém, sem preparo. No país, os espaços confinados são regulamentados pelo Ministério do Trabalho, através da NR – 33 e, pela ABNT, através da NBR – 14.606 e da NBR – 14.787. Essas normas definem como as empresas deverão classificar seus espaços confinados, os treinamentos de seus trabalhadores e, também, os supervisores que deverão autorizar a entrada e que essas tenham um plano de Emergência e ou equipe de resgate.



Segundo o Capitão Guilherme Rodrigues de Lima, que trabalha no Corpo de Bombeiros há vários anos e atualmente no 4º Grupamento e 3º Sub Grupamento, o trabalho em espaço confinado por longos períodos pode causar claustrofobia (medo exagerado de lugares fechados ou escuros).



As ocorrências atendidas em espaços confinados em Marechal Cândido Rondon acontecem em secadores e armazenamentos de grãos, fábricas, frigoríficos, edificações em subsolo, buracos em terrenos abandonados, construção civil. Os materiais utilizados para o resgate das vítimas são os de salvamento em alturas (cordas, mola, aparelho oito, cadeira buldrier, ascensor), equipamento de proteção respiratória e aparelho de poço.



Todo espaço confinado deve ser adequadamente sinalizado, identificado e isolado para evitar que pessoas não autorizadas adentrem a estes locais.



A Copagril cederá as suas instalações no Complexo Industrial, localizado próximo ao portal da cidade, durante a manhã de hoje, na próxima quarta e sexta-feira também, no horário das 8:30 às 11:30.