Notícias

Com o fim do vazio sanitário inicia o zoneamento agrícola da soja.

Compartilhar


Encerra-se o vazio sanitário da soja inicia a semeadura.



O vazio sanitário da soja no Paraná iniciou no dia 10 de junho e se encerra neste sábado, 10 de setembro, já no estado do Mato Grosso do Sul, o período iniciou em 15 de junho e encerra no dia 15 de setembro. Dentro deste período é proibido cultivar, manter ou permitir a existência de plantas vivas de soja, emergidas e em qualquer estado vegetativo.



O supervisor agronômico da Copagril, Paulo Brunetto, explica que a ferrugem asiática é a principal doença que afeta a cultura da soja e que pode causar danos significativos na produtividade quando não são adotadas medidas de controle. “As ações mais comuns de controle são: aplicação de fungicida, semeadura de cultivares de ciclo precoce, época ideal de semeadura, controle de soja ‘guacha’ ao meio da cultura do milho safrinha, entre outras”, descreve. E complementa, “a ferrugem asiática necessita de plantas vivas para sua sobrevivência e o vazio sanitário é uma medida legislativa de controle que busca quebrar o ciclo da doença por meio da ausência do hospedeiro, que são as plantas vivas de soja, retardando as primeiras infecções e danos na safra de soja principal”.



Anderson Leminska, fiscal agropecuário da ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), ressalta sobre o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja (PNCFS), previsto pelo Ministério da Agricultura. Algumas práticas de manejo e estratégias são estabelecidas por esse programa, que visa o fortalecimento do sistema de produção, congregando procedimentos de defesa da área vegetal, geralmente aliado a pesquisa agrícola, bem como a assistência técnica na prevenção e controle dessa doença, “o objetivo das estratégias é racionalizar o número da aplicação de fungicida, visando buscar a redução do desenvolvimento de resistência das doenças, principalmente a ferrugem, então quando a gente tira essas plantas por 90 dias, espera-se uma queda na quantidade de esporos iniciais na cultura principal da soja”, conclui.



A portaria 516 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, estabelece os períodos de vazio sanitário, ela traz uma novidade, um avanço, no sentido de integrar as forças no combate da ferrugem asiática. Ao todo 21 estados participam do vazio sanitário. Com o término do período, a partir do dia 11 de setembro os produtores já poderão realizar a semeadura da cultura, data em que ocorre também a abertura do zoneamento agrícola da soja para a área de ação da cooperativa no Paraná e Mato Grosso do Sul.



A semeadura é um processo fundamental no estabelecimento cultura da soja, por isso necessita de muita atenção e cuidado, é nesse momento que o potencial produtivo da sua lavoura começa a ser definido, enfatiza Brunetto. Segundo ele o êxito de uma cultura depende da rapidez e uniformidade do estabelecimento da população de plantas desejadas, que por sua vez estão diretamente associadas ao processo de semeadura, onde fatores como a época de semeadura adequada, umidade e temperatura de solo, preparo do solo, espaçamento e densidade, adubação, velocidade e profundidade de semeadura, associado a qualidade de semente, são decisivos ao bom estabelecimento da cultura.



A equipe agronômica da Copagril está disponível a associados e clientes, para acompanhar e orientar sobre as ações de manejo, da semeadura a colheita. E também nas Lojas Copagril há uma ampla linha de produtos para cada momento da produção. São 22 Lojas no Paraná e Mato Grosso do Sul.