Notícias

Curso de Libras é encerrado na Copagril

Compartilhar


Depois de oito encontros envolvendo o módulo básico, com aulas semanais, os colaboradores da Copagril concluíram o curso de Libras, a Língua Brasileira de Sinais, o que possibilita a integração com os dezesseis colaboradores com deficiência auditiva que trabalham na Cooperativa. O encerramento foi marcado por muita emoção, não só por parte dos “formandos”, mas também dos colegas que se sentem a cada dia mais incluídos, e da professora Keila Gentil Neves de Lima, que demonstrou sua satisfação com o resultado.



Todos demonstraram o seu reconhecimento pelos esforços da Cooperativa e da equipe no sentido de integração. “É muito bom trabalhar num local onde as pessoas se preocupam em comunicar-se com quem tem necessidades” resumiu Dagma Jarlise Bolgenhagen uma das participantes do curso oferecido pela Copagril em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Estado do Paraná (Sescoop/PR) e o SENAC. .



O que ficou de todo o processo foi a vontade de contagiar os demais colegas para que também aprendam esta que é a segunda língua brasileira e que é tão importante para promover a integração e a sociabilização .



O Curso Básico de Libras teve como objetivo proporcionar aos alunos um contato com a Língua Brasileira de Sinais as noções básicas de uma comunicação inicial com os surdos e os usuários da língua. Durante essas semanas, os cursistas puderam conhecer um pouco mais sobre a comunicação em Língua de Sinais, que é uma modalidade diferente da Língua Oral, pois ela é gestual-visual.



Este projeto tem grande importância não somente para a Copagril, mas também para toda a sociedade, pois visa promover o respeito, a compreensão e a comunicação entre surdos e ouvintes.