Notícias

Hoje é o Dia Nacional do Campo Limpo.

Compartilhar


Copagril participa do Dia Nacional do Campo Limpo






O Dia Nacional do Campo Limpo é comemorado no dia 18 de agosto em todo Brasil. A data foi criada para comemorar os resultados alcançados pelo Sistema Campo Limpo idealizado pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias). Essa data celebra a participação dos elos que compõe a cadeia agrícola – agricultores, canais de revenda, cooperativas, indústrias fabricantes e poder público – Utiliza-se da logística reversa. Este é um dia para concentrar ações e iniciativas simultâneas pela educação ambiental e pelo desenvolvimento sustentável da agricultura, do qual a ARDEFA faz parte.



A sua 18ª edição e tem como mensagem:



“JUNTE-SE A NÓS PARA CELEBRAR E MULTIPLICAR AS PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS QUE GARANTEM O DESENVOLVIMENTO DO NOSSO AGRONEGÓCIO”



A ARDEFA – Associação Regional Oeste Paranaense de Distribuidores de Defensivos Agrícolas que possui sede própria no Município de Palotina – Pr.,- É uma entidade sem fins lucrativos, foi fundada em 10 de outubro 2001, com objetivo de representar suas empresas associadas nas responsabilidades de dar a destinação final às embalagens vazias de agrotóxicos, comercializadas e devolvidas pelos seus clientes. Atualmente a ARDEFA possui 16 empresas associadas.



A Copagril faz parte dessa integração possuindo 17 postos de coletas sendo eles : Marechal Candido Rondon, Mercedes; Guairá, Entre Rios, Quatro Pontes, São José das Palmeiras, Sub Sede, Bela Vista, São Roque, Porto Mendes, Oliveira Castro, Pato Bragado, Iguiporã, Margarida, São Clemente, Novo Horizonte, Novo Três Passos.






Sempre preocupada com as boas práticas ambientais, a Copagril através de seu corpo técnico atua como repassadora de conhecimento orientando os associados sobre como realizar corretamente as aplicações de defensivos e não menos importante os procedimentos de armazenamento, lavagem e entrega das embalagens pós consumo, atividade essencial para que manter as atividades no campo como exemplo de conservação ambiental para o restante da população e seguimentos de mercado. Hoje o sistema Campo Limpo é o melhor exemplo de logística reversa do Brasil.



Até a presente data a ARDEFA já recebeu e destinou mais de 61 milhões de embalagens conforme determina a lei.






O sistema Campo Limpo; reúne esforços de agricultores, canais de distribuição, indústria produtora de defensivos agrícolas e fabricantes – representadas pelo Instituto Nacional de Embalagens Vazias (inpEV) e poder público para destinar as embalagens vazias de defensivos agrícolas, visando a preservação do meio ambiente e da saúde humana. Cada elo tem sua responsabilidade, definida na Lei; a ARDEFA conta com a contribuição das empresas associadas e do inPEV. A contribuição é mensal e é definida por meio de fórmula de rateio, as embalagens lavadas adequadamente e compactadas são enviadas para as recicladoras e as que não foram lavadas corretamente para a incineradora.



Como funciona:



DEVOLUÇÃO EMBALAGENS



No ato da compra, o próprio distribuidor ou revendedor indica, na nota fiscal, o local para que o agricultor efetue a devolução das embalagens.



PROCEDIMENTO



Após lavar, inutilizar e armazenar devidamente em sua propriedade por até um ano após a compra, o produtor rural deve reunir as embalagens e levá-las até a unidade de recebimento mais próxima – apontada pelo revendedor ou distribuidor no ato da compra – em um veículo próprio. Ele deve ter o cuidado de acomodar essas embalagens no bagageiro do veículo, nunca na cabine (parte interna).



DESTINAÇÃO FINAL



O Sistema Campo Limpo possui recicladoras estrategicamente localizadas e devidamente licenciadas e conveniadas ao inpEV para a prática. Essas recicladoras precisam cumprir as exigências legais para o recebimento das embalagens vazias de agroquímicos, atender perfeitamente aos requisitos de qualidade e segurança estabelecidos pela legislação, pelo inpEV, seus parceiros e mantenedores. Todos os recicladores participantes do sistema são licenciados pelos órgãos ambientais e cumprem com todas as determinações previstas em lei. Os recicladores, mediante contratos, somente são autorizados a produzir artefatos previamente analisados pelo inpEV, que tem como principal critério a aprovação de produtos que não representem riscos ao homem e ao meio ambiente como novas Embalagens, conduíte, eletro tubo para telefonia, caixa para fiação elétrica, saco para incinerar lixo hospitalar, barricas plásticas para incineração, entre outros. As empresas possuem controles de entrada de embalagens e saída de artefatos produzidos, que são relatados ao inpEV periodicamente e todas suas atividades são auditadas por técnicos e consultores do instituto. Além disso, o instituto possui um programa extensivo de análise e monitoramento do material plástico para checar e garantir a qualidade de todas as fases do processo de reciclagem e sua rastreabilidade.









MENSAGEM:



Orgulhamo-nos de sermos exemplo de gestão de resíduos sólidos para o mundo, fazendo um Planeta melhor para viver, para nós e para as futuras gerações.




Galeria de imagens