Notícias

Há 52 anos a nossa história é a sua história.

Compartilhar


A NOSSA HISTÓRIA É A SUA HISTÓRIA !



1970 - É fundada a Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda., agora Cooperativa Agroindustrial Copagril, em reunião dos associados fundadores, na Sociedade de Cantores Aliança, na cidade de Marechal Cândido Rondon.

Primeira diretoria:

Presidente: Arlindo Alberto Lamb

Vice-Presidente: Guido Rockenbach

Secretário: Plínio Kleemann

Conselho de Administração: Titulares: Arlindo Schwantes, Siegfried Graff e Harry Pydd. Suplentes: Elmo Lauro Gall, Vicente Lauro Lang e Ilmo Kopper.

Conselho Fiscal: Titulares: Reinwald Adolfo Prochnow, Alberto Dresch e Erci Sturm; e suplentes: Guido Port, Artur João Toeber e Teodoro Koniecziniak.



Abordando o assunto da fundação da Copagril, a historiadora rondonense Venilda Saatkamp (p. 152,153 e 154), relata:



No início da década de 60 surgiram os primeiros movimentos em prol do cooperativismo na região. Nesta época o extensionista local da Acarpa, Engenheiro Agronômo Polan Lacki, já transmitia alguns conhecimentos sobre Cooperativismo aos agricultores, e também aos jovens dos extintos Clubes 4S.

Após esta motivação inicial somente em 1969, é que o movimento tomou novo impulso em função da crise enfrentada pela suinocultura, provocada principalmente pelas dificuldades de aquisição de insumos e comercialização da produção.

Ainda no 1º semestre de 1969, foi iniciada uma campanha de esclarecimento do sistema cooperativista, realizada por algumas entidades ligadas ao setor agrícola e líderes rurais: Dr. Joaquim T. Laginski (Acarpa), Dr. Leopoldo Piotrowski (Sindicato Rural), Dr. Ezio G. Bernardinis (Sindicato Rural) e os senhores Arlindo Alberto Lamb, Siefred Graff, Alberto Dresch, além de outros.

Todos eles, já na época, afirmavam " que o cooperativismo é o caminho para o bem da classe Rural".

Em outubro do mesmo ano foram promovidos pelo Sindicato Rural em conjunto com a ACARPA, cursos de suinocultura nos distritos de Mercedes, Quatro Pontes, Margarida, Porto Mendes e na sede municipal, oportunidade em que se discutiu a necessidade da organização de uma cooperativa. Em seguida foi encaminhado ao Governo do Estado do Paraná, um documento contendo 2.000 assinaturas de agricultores que relatavam as dificuldades que vinham enfrentando, ficando evidente mais uma vez a necessidade da fundação de uma cooperativa. Com esse objetivo, no dia 04 de outubro de 1969, foi realizado o 1º Encontro de Líderes Rurais de Marechal Cândido Rondon, promovido pela ACARPA, Sindicato Rural e Prefeitura Municipal.

Em janeiro de 1970, dando continuidade à campanha de conscientização, o Instituto Nacional de Desenvolvimento Agrário INDA e o Departamento de Assistência ao Cooperativismo DAC, realizam diversas reuniões em 22 comunidades da região, cujos objetivos eram: Divulgar os princípios do cooperativismo e o funcionamento de uma cooperativa. No decorrer dessa campanha, no ano de 1970, foram realizadas 67 palestras das quais participaram 2.821 agricultores. Nos mesmos anos, nos dias 10, 11 e 12 de março foi promovido pelo Sindicato Rural, Instituto de Desenvolvimento Internacional USAID, um curso de formação de Líderes Cooperativistas.

Em 17 de maio de 1970 foi organizada uma caravana de 35 Líderes Rurais para visitarem as cooperativas agrícolas de Entre Rios (Guarapuava), Central de Laticínios de Carambeí (BATAVO, Castro), Cooperativa Witmarsum de Laticínios (Palmeira); visitaram ainda o Porto de Paranaguá e a Sociedade Rural do Norte do Paraná.

Neste mesmo mês, foi organizado o Comitê Cooperativista com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos de constituição da Cooperativa, visto que já havia se tornado indiscutível a importância e a necessidade da fundação de uma Cooperativa. Em junho de 1970 realizou-se uma reunião com agricultores de Marechal Cândido Rondon, Palotina e Vila Nova³ na qual se discutiu a possibilidade de criação de uma única cooperativa, para atender a esta região, aproveitando o registro da Cooperativa de Palotina, que já havia sido fundada em 1963 sendo atualmente a Coopervale.

Em 26 de julho de 1970, uma comissão organizada para construir a Cooperativa de Marechal Cândido Rondon, estudou e elaborou o anteprojeto do Estatuto Social e iniciou a subscrição do capital adquirindo a 1ª chácara no prolongamento da avenida Maripá. Como a safra do trigo estava próxima foi solicitado o auxílio da CIBRAZEM (Companhia Brasileira de Armazéns) para a instalação de um armazém inflável na Sede da Cooperativa de Marechal Cândido Rondon.

A localização da sede provocou desentendimentos entre os agricultores, sendo que alguns queriam que fosse em Vila Nova, outros defendiam a ideia de que deveria se localizar em Marechal Cândido Rondon e, em função de não se ter conseguido um consenso a respeito da localização da sede, houve uma divisão entre os agricultores. Buscando uma solução para o problema gerado, programou-se nova reunião para o dia 06 de agosto de 1970, comparecendo 90 produtores e novamente não se conseguiu o entendimento entre os dois grupos.

Os produtores que defendiam a localização da Cooperativa em Vila Nova (60 agricultores) se retiram da reunião e acompanhado de outros produtores de Toledo fundaram em 08 de agosto de 1970 a Cooperativa de Vila Nova, denominada de COOPAGRO, nome este que já havia sido escolhido para a Cooperativa de Marechal Cândido Rondon.

A Assembleia Geral de Constituição convocada pela Comissão Organizadora para o dia 09 de agosto de 1970, fundou a Copagril - Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda.



Tirado de: (SAATKAMP, Venilda. Desafios, Lutas e Conquistas: História de Marechal Cândido Rondon. Cascavel: Assoeste, 1984).



Contribuição de Harto Viteck, do site Memória Rondonse.

Galeria de imagens