notícias

Intercoperação e posicionamento político foram temas discutidos no Fórum dos Presidentes 2022

18/07/2022

Intercoperação e posicionamento político foram temas discutidos no Fórum dos Presidentes 2022

Curitiba sediou na semana que passou o Digital Agro e o Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses.

O evento aconteceu no auditório do Sistema Ocepar.

O Presidente da COPAGRIL, Ricardo Chapla esteve presente no evento e os demais diretores, Márcio Buss e Elói Podkowa participaram no formato híbrido e reuniu mais de 150 participantes.

As cooperativas, atentas ao atual momento político-econômico nacional, trouxeram como pauta dois temas fundamentais para que o setor continue contribuindo para o crescimento do Paraná e do Brasil: alianças estratégicas e o Programa de Educação Política do Cooperativismo.

Para debater sobre a importância de fortalecer a base de apoio do setor cooperativista no Congresso Nacional, foi realizado um painel com a participação da superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, da coordenadora de Relações Parlamentares da Ocepar, Daniely Silva, do ex-ministro da Agricultura, ex-deputado federal e atual diretor-presidente da Agência Reguladora do Paraná (Agepar),Reinhold Stephanes, e do deputado federal, ex-presidente da Frencoop (Frente Parlamentar do Cooperativismo) e ex-ministro da Justiça, Osmar Serraglio.

Os principais indicadores do cooperativismo mostram a pujança e o tamanho do setor, que no Brasil é formado por 4,8 mil cooperativas e 17,1 milhões de cooperados. É um contingente muito grande de pessoas. Se um candidato tiver o bom senso de olhar o quanto o cooperativismo representa em termos de pessoas, de que só os cooperados, sem contar familiares e empregados, totalizam 8% da população brasileira, então, ele verá a importância do trabalho que está sendo realizando no sentido de mobilizar o nosso público para fortalecer a defesa do movimento cooperativista, disse Ricardo Chapla, Presidente da COPAGRIL, referindo-se a proposta do programa de educação política do setor, batizado de “Brasil Mais Cooperativo”.

“Nosso foco é trabalhar na base, nas comunidades onde as cooperativas estão inseridas, mostrando ao nosso público o quanto é importante contar com uma frente parlamentar forte, bem como quem são os candidatos que no dia a dia apoiam o nosso movimento”, disse Chapla.

Está na hora de atuar de forma articulada. Temos a nossa pauta e nossas estratégias para trabalhar os temas que impactam nos negócios das cooperativas. Se tivermos um trabalho conjunto, único, articulado, então teremos resultados muito melhores”, disse Ricardo Chapla.

Para ele, o que vai fazer toda a diferença é a representatividade do setor no legislativo. Por isso a importância do trabalho de Educação Política. É um grande desafio, porque a realidade é que as pessoas não têm vontade de votar. Mas é melhor estarmos lá e votar em pessoas compromissadas com o setor do agro negócio.

“Alguns dizem que o cooperativismo tem que ficar longe da política, mas isso é praticamente impossível, porque muitos temas importantes para o desenvolvimento das cooperativas passam pelo campo político”, finaliza Ricardo Chapla Presidente da Copagril.

O Fórum dos Presidentes das Cooperativas do Paraná, teve palestra com o coordenador da FGV-Agro, Roberto Rodrigues, que abordou “A importância das alianças estratégicas no cooperativismo”. Depois, houve debate sobre o tema entre dirigentes cooperativistas dos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e representantes do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras).

Rodrigues ressaltou que o cooperativismo tem valores e princípios universais, e que seu modelo de negócios pode se adaptar em qualquer país do mundo. O cooperativismo é a democracia na mais pura acepção da palavra”, frisou. “Mais do que nunca, alianças estratégias são fundamentais e temos que somar forças e selar parcerias. Mas um ponto deve ser garantido: a intercooperação precisa cumprir o objetivo essencial do cooperativismo, que é atender ao cooperado”, disse.

Para o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, a grande diferença está baseada na confiança e isso traz energia aos negócios. Precisamos deixar de lado vaidades e juntar forças, trabalhando para ampliar as alianças estratégicas no setor, frisou.

Fotos:


Outras Notícias:


Sede Administrativa
Rua Nove de Agosto, 700
Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000

Fone: (45) 3284-7500 -
Redes Sociais
SAC
Copyright® Copagril - Todos os direitos reservados - Política de PrivacidadeProduzido por BRSIS