Notícias

ACFC completa 25 anos de existência

Compartilhar


A Associação dos Comitês Femininos da Copagril- ACFC completou neste dia 02 de julho seus 25 anos de fundação.



Criado no ano de 1997, com a finalidade de trazer integração entre as mulheres ligadas aos CFCs- Comitês Feminino da Copagril, ao longo de seus 25 anos de história, vem realizando e promovendo a disseminação de assuntos voltados à sociedade e desenvolvendo lideranças destas junto às comunidades em que estão inseridas.



“Já tivemos muitas atividades importantes para o protagonismo feminino, como capacitações, treinamentos de desenvolvimento social, pessoal e de lideranças. Vale destacar os concursos de culinárias já realizados, do qual, inclusive, livros chegaram a ser feitos pela ACFC. As olimpíadas, com jogos coletivos e individuais, também marcaram a história de existência do ACFC da Copagril. E muitas das nossas líderes femininas já tiveram o privilégio de participar de eventos estaduais, graças a ACFC”, destacou o diretor presidente da Copagril Cooperativa Agroindustrial, Ricardo Silvio Chapla.



De acordo com a assessora de cooperativismo da Copagril Adriele Soratto Hagemann, os comitês femininos estão espalhados em várias localidades que fazem parte da área de abrangência da Copagril. “Cada comitê é responsável por organizar suas próprias atividades e agora, após dois anos de pandemia, foram retomados os encontros presenciais que acontecem mensalmente em cada localidade, com isso a diretoria que compõem a ACFC também retomou com suas reuniões”, informou.



Com o retorno das atividades presenciais, a ACFC já começa a organizar o encontro anual da associação. “Em novembro deve voltar a ser realizado o encontro de final de ano, confraternização que envolve todos os comitês. Nos dois últimos anos em decorrência a Covid-19, este encontro não pôde ser realizado”, apresentou.



Segundo Adriele, os CFCs foram criados para valorizar ainda mais a participação das mulheres na família e nas atividades da propriedade, da comunidade e da própria Copagril, pois estas são vistas como um forte elo que liga todos estes seguimentos. “Podem participar dos CFCs, filhas, esposas, noras dos associados ou qualquer sócia da Copagril. Para participar, basta que estas mulheres que possuem os requisitos procurem o comitê mais próximo de sua casa e se associem", citou.



ACFC hoje



Atualmente ACFC é formada por 10 comitês femininos, sendo eles: Horizonte (de Novo Horizonte), As Palmeirinhas (de São José das Palmeiras), Sol Nascente (de Mercedes), Renascer (de Margarida), Alegres e Unidas (Linha São João, Margarida), Mulheres do Campo (de Pato Bragado), Flor do Campo (de São Cristóvão), União e Progresso (de São Roque), 28 de Março (de Quatro Pontes) e Raio de Luz (de Marechal Cândido Rondon. A atual presidente da associação é Claci Lang, do comitê feminino Flor do Campo.



Claci ressalta a importância da associação: “ ACFC na vida das mulheres comparo ao sal como tempero, muitas vezes não o vemos, mas quando não se faz presente logo faz falta. Assim é o comitê na comunidade, faz uma enorme diferença na vida das mulheres. Hoje tudo mudou, mas há 25 anos era bem mais difícil e para muitas de nós os comitês foram como uma abertura de conhecimento que elas não imaginavam existir e hoje estão participando nas diretorias, nas propriedades, no trabalho do campo e em todas as áreas”, destacou a presidente.



Como ponto alto das comemorações dos 25 anos da ACFC, no dia 02 de julho foi realizado na sede da AACC em Marechal Candido Rondon um evento comemorativo. Na oportunidade, as mulheres participantes puderam assistir a uma palestra com o tema: “Inteligência Emocional”, tendo como palestrantes o casal Eliomar e Denise Steilmann, do Instituto da Emoção. Após a palestra as mulheres participaram de um Café Colonial, organizado pela Copagril. Mais de 100 mulheres estiveram presentes.

Galeria de imagens