notícias

Copagril da início a primeira turma do Programa Herdeiros do Campo

06/06/2022

Copagril da início a primeira turma do Programa Herdeiros do Campo

A Copagril pensando nas famílias associadas, iniciou no mês de Junho em parceria com o SENAR/PR o Programa Herdeiros do Campo. Este programa tem como objetivo despertar a família rural para o planejamento sucessório, levado em consideração três dimensões Família, Empresa (negócio),Propriedade (patrimônio). O grupo pioneiro é formado por 13 famílias que são associados das regiões de atuação da Copagril, sendo Margarida, Mercedes e a sede Marechal Cândido Rondon. O curso será dividido em 5 encontros, aonde serão trabalhados diversos conteúdos que auxiliarão na elaboração de um plano de ação que poderá ser aplicado na propriedade visando melhorias no potencial e desenvolvimento das atividades.

Sobre o SENAR AR/PR: nasceu na década de 90 com a missão de qualificar a família rural para melhorar sua qualidade de vida. Isso implicou, e implica na capacitação de seu meio profissional e social. Diante dessa nobre missão, a visão do SENAR AR/PR foi trazer temas importantes e essenciais para vida do produtor. Desde então vem discutindo e atuando de forma indireta sobre a sucessão familiar no meio rural com cursos de gestão, Programa Empreendedor Rural, Jovem Agricultor Aprendiz, Agrinho e Mulher Atual.

Percebendo o cenário econômico a partir da evolução da agricultura e do envelhecimento do meio rural, uma empresa do setor demandou ao SENAR AR/PR no tema Sucessão. Diante do desafio decidiram tratar o assunto de forma mais profunda e iniciar um processo experimental sobre a Sucessão Familiar. Muito importante esse passo, tanto que o SENAR AR/PR aprimorou a partir de suas experiências e desenvolveu um programa focado em um público que nunca foi cogitado, pois requer muito da instrutória da instituição e da Família como um todo.

Diante da experiência compartilhada, algumas mudanças foram realizadas e durante os anos de 2015 e 2016, foram á pratica com o Programa Herdeiros do Campo em cinco municípios do Estado com intuito de trabalhar com a Família Rural. Os resultados obtidos com esses grupos trouxeram ao SENAR AR/PR a real certeza de estarem no caminho certo para o futuro das famílias rurais do estado do Paraná!

Hoje o Sistema FAEP SENAR AR/PR tem a convicção que a Sucessão Familiar não é o fim, e sim o começo para um futuro promissor! O SENAR AR/PR nasceu na década de 90 com a missão de qualificar a família rural para melhorar sua qualidade de vida. Isso implicou, e implica na capacitação de seu meio profissional e social. Diante dessa nobre missão, a visão do SENAR AR/PR foi trazer temas importantes e essenciais para vida do produtor. Desde então vem discutindo e atuando de forma indireta sobre a sucessão familiar no meio rural.

Os interessados para a próxima turma, que será em 2023, podem procurar o setor de cooperativismo da Copagril.

Fotos:


Outras Notícias:


Sede Administrativa
Rua Nove de Agosto, 700
Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000

Fone: (45) 3284-7500 -
Redes Sociais
SAC
Copyright® Copagril - Todos os direitos reservados - Política de PrivacidadeProduzido por BRSIS