notícias

Seminário soja e milho Copagril 2022

27/05/2022

Seminário soja e milho Copagril 2022

Foi realizado na tarde de ontem, 26 de maio, o Seminário de Soja e Milho, promovido pela Copagril, no auditório da AACC (Associação Atlética Cultural Copagril),em Marechal Cândido Rondon.

Mais de trezentos produtores estiveram participando do evento, organizado pelo departamento agronômico da cooperativa com o objetivo de promover boas práticas e o manejo correto das culturas além de melhorar os resultados nas lavouras.

Após a recepção aos produtores associados, o Presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla, agradeceu a presença de todos e fez um breve relato das atuais condições da cultura do milho na região de abrangência da cooperativa.

O produtor deve sempre almejar aumentar o potencial produtivo de sua lavoura por meio de técnicas como o sistema de plantio direto, o melhoramento genético, o gerenciamento racional de insumos agrícolas e o manejo correto de pragas, doenças e plantas daninhas, pois o desafio do produtor rural brasileiro é atingir altos níveis de produtividade para suprir a necessidade mundial por alimentos, frisou Ricardo Chapla.

Com a presença do diretor vice-presidente Elói Darci Podkowa, diretor-secretário Marcio Buss, conselheiros de administração, conselheiros fiscais, coordenação dos núcleos e também dos superintendentes, supervisores, gerentes e equipe técnica da Copagril, o evento apresentou uma dinâmica moderna e prática abordando os temas deforma clara e bem ilustrativa.

A primeira palestra tratou do seguro agrícola e sua importância como ferramenta benéfica ao produtor rural, trazendo segurança do plantio até a colheita, pois instabilidades climáticas têm crescido nos últimos anos, demonstrando maior necessidade de disponibilizar aos associados uma ferramenta de proteção de riscos, protegendo o capital investido desde a implantação a colheita das culturas.

O palestrante convidado foi Nilson Aceti, sócio proprietário da A7 AGRO corretora de seguros com sede na Cidade de Maringá-PR, uma das corretoras parceiras da Copagril na contratação do Seguro Agrícola dos seus associados.

A abordagem principal foi demonstrar através de exemplos, que uma ótima colheita não depende somente da utilização dos melhores insumos e técnicas aplicadas na área, mas da proteção da lavoura contra as adversidades.

A segunda palestra foi ministrada pelo pesquisador e mestre, engenheiro agrônomo, Eder Blaink, com o tema: doenças foliares na cultura da soja: desafios e cenário atual.

Conforme ele, uma das principais preocupações na atualidade no campo é o complexo de doenças que pode acometer as culturas ao longo de todo o ciclo e entendendo que o momento é de planejamento para a implantação da próxima safra de verão, abordou orientações que possam contribuir para a tomada de decisão no momento de planejar o manejo da doença na cultura da soja verão 22/23.

Os cuidados com o baixeiro da plantação de soja, indicando uma planta mais saudável com rentabilidade de grãos, além de controle de pragas desde o princípio do crescimento, foi apontado pelo palestrante como ponto de destaque para o sucesso no controle de doenças nas lavouras de soja.

Os agricultores presentes no evento levaram consigo importantes sugestões e ampliaram conhecimentos com a realização de mais um seminário promovido pela Cooperativa Copagril.

Fotos:


Outras Notícias:


Sede Administrativa
Rua Nove de Agosto, 700
Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000

Fone: (45) 3284-7500 -
Redes Sociais
SAC
Copyright® Copagril - Todos os direitos reservados - Política de PrivacidadeProduzido por BRSIS