Notícias

Cooperlíder Feminino 2022

Compartilhar


A Copagril se fez presente nos dias 12 e 13 de maio no Encontro de Lideranças Femininas, o Cooperlíder que este ano voltou ao formato presencial, “Mulher, Força e Leveza” foi o tema da Edição 2022. O último evento presencial, foi em 2019 sediado pela Copagril.



O evento 2022, aconteceu no Centro de Eventos da Agrária, no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, região Central do Paraná. Cerca de 350 mulheres de 22 cooperativas participaram.






O Cooperlíder Feminino é uma realização do Sistema Ocepar, por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). Este é o primeiro grande evento presencial promovido após dois anos de pandemia, ressaltou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, na abertura oficial do evento.



Também estiveram presentes no Cooperlíder Feminino os presidentes de algumas cooperativas, além de diretores da Ocepar, que acompanharam o evento remotamente. Também participaram da abertura do Cooperlíder Feminino os superintendentes Leonardo Boesche (Sescoop/PR) e Robson Mafioletti (Ocepar), a deputada federal Leandre Dal Ponte, integrante da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), e a deputada estadual Cristina Silvestri.



Dois pontos importantes foram destacados neste evento: o protagonismo feminino e o Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense, o parana.coop#20. O objetivo de trazer esse tema foi evidenciar que as mulheres podem e devem ser multiplicadoras de conhecimento sobre um tema que impacta a vida de todos, por isso diversas apresentações estavam relacionadas ao Programa de Educação Política.



Ainda na programação contou-se com a palestra ministrada por Rosana Botelho, investigadora na Polícia Civil do Paraná, lotada há 10 anos na 20ª Subdivisão Policial de Toledo, atuando no Núcleo de Inteligência Policial. Rosana que é advogada, docente, servidora pública há mais de 18 anos, e palestrante especialista na área de Inteligência Emocional e Segurança Pública falou sobre a criminalidade no campo e sobre a segurança preventiva.



Houve também atividades conduzidas pelo mestre em Ciências do Esporte e bacharel em Psicologia, Fábio Brotto, que é cofundador do Projeto Cooperação. Pioneiro no país em jogos cooperativos e na Pedagogia da Cooperação, ele é consultor empresarial com foco em organizações colaborativas.



O Cooperlíder Feminino finalizou com o compartilhamento de cases dos Núcleos Femininos de diversas cooperativas e com o talk show de Tamara Klink, filha do navegador Almir Klink. Também navegadora, Tamara é palestrante e escritora e compartilhou a experiência de que aos 24 anos, especializou-se em arquitetura naval em Nantes, na França, logo após ter realizado sua primeira viagem sozinha pelo mar do Norte, num veleiro próprio recém-adquirido, concluiu a Travessia do Atlântico em três meses e se tornou a mais jovem mulher brasileira a realizar o feito sozinha.



"O evento CooperLíder Feminino ter acontecido de maneira presencial foi muito importante, pois muitas trocas de experiências entre as participantes são realizadas nos bastidores, em conversas informais e interações, foi o que podemos acompanhar nesse evento, ver em nossas representantes a sua alegria e o entusiasmo em poder se reencontrar e viver um encontro todo voltado para elas”, afirma Adriele Hagemann, assessora de cooperativismo da Copagril.



“Tivemos um grande evento em 2022 com a retomada do formato presencial, contar com o calor humano é sensacional, foi um evento de muita emoção com os depoimentos das participantes de como circunstancias da vida nos fazem ser mais fortes inovando e se reinventando sempre isso nos faz refletir e vivenciar ainda mais o tema do evento: Mulher, Força e Leveza”, finalizou Claci Lange, presidente da ACFC (associação dos comitês femininos da Copagril).



O Cooperlíder Feminino 2023 já foi anunciado e será realizado em Toledo-Pr, promovido em parceria com o Sicoob.

Galeria de imagens