Notícias

Cooperjovem: cooperativismo desde criança!

Compartilhar


Nesta manhã (04), o Diretor-presidente Ricardo Chapla e os assessores de Cooperativismo da Copagril, realizaram a 1° entrega de material de apoio do programa Cooperjovem a escola Municipal Dona Leopoldina no município de Quatro Pontes. Acompanhados do prefeito Municipal João Laufer, secretaria da educação Araceli Basso Tauchert, a diretora escolar Paula Becker e as professoras Cristiane B. O. Schallenberger e Lara Goes.



O programa Cooperjovem tem o intuito de disseminar a cultura da cooperação, baseada nos princípios e valores do cooperativismo por meio de atividades educacionais. Com este objetivo, e preocupada em contribuir para o desenvolvimento da comunidade onde ela está inserida, a Copagril, em parceria do Sescoop e as secretarias de educação da região, diretorias de ensino, alinhado com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), realizam um trabalho comprometido com a transformação social para promover a:

- Educação cooperativista

- Educação empreendedora

- Educação financeira e

- Educação ambiental.

A BNCC reforça que a “educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza” (BRASIL 2013).



“A importância da reformulação da metodologia do programa Cooperjovem, com a abrangência de novos eixos para além da educação Cooperativista como Educação Ambiental, Financeira e o Empreendedorismo de acordo com a BNCC-Base Nacional Comum Curricular, faz com que o programa se torne um forte aliado no trabalho do professor em sala de aula”, afirma Adriele Hagemann, assessora de cooperativismo da Copagril.



Desde 2006 em parcerias inúmeras escolas do ensino fundamental são desenvolvidos trabalhos do Cooperjovem.Atualmente são 24 escolas dos municípios de Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Mercedes, Pato Bragado e Guaíra que trabalham com o programa.



Por meio de material didático, cursos, palestras, conteúdo interdisciplinar, projetos, dinâmicas e jogos cooperativos, o programa difunde o cooperativismo para cerca de 842 alunos e aproximadamente 41 professores de maneira direta. Também envolve outros alunos das escolas, os pais dos alunos de maneira indireta e área administrativa das escolas e as comunidades, promovendo assim a cultura da cooperação.

Galeria de imagens