notícias

Empregados da Copagril participam de palestra do Setembro Amarelo

28/09/2021

Empregados da Copagril participam de palestra do Setembro Amarelo

Empregados da Copagril participaram nesta terça-feira (28) de palestras com a psicóloga do Sempre Vida, Anieli Rorig Teixeira, que abordou o tema de prevenção ao suicídio, ação organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em relação ao movimento Setembro Amarelo. Os encontros para a equipe Copagril foram realizados em dois horários, manhã e tarde, no Salão Social da Associação Atlética e Cultural Copagril (AACC),em Marechal Cândido Rondon.

O Setembro Amarelo é uma campanha idealizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP),em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) para conscientizar sobre a prevenção do suicídio, com objetivo de alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo. “Falar sobre o Setembro Amarelo é, na verdade, abordar sobre à saúde mental, que influencia o comportamento e ações das pessoas, mas ainda é um tabu em alguns cenários. A campanha visa reverter essa realidade para que os aspectos psicológicos recebam sua devida importância e atenção”, comenta a psicóloga sobre o movimento.

No Brasil a taxa de suicídio é de um a cada 45 minutos. “O tema precisa ser desmistificado, é uma triste realidade em nosso cenário, que vem apresentando uma crescente no número de casos e necessita de atenção, mobilização e principalmente prevenção. Conscientizar sobre a prevenção ao suicídio é propor um diálogo aberto sobre o tema para despertar na sociedade uma atenção maior e buscar reduzir o número de casos. Saber reconhecer os sinais de alerta, procurar auxílio profissional e adotar hábitos saudáveis pode salvar vidas”, alerta Anieli.

A Copagril, por meio da CIPA, do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e outras áreas, realiza ações para promover o bem-estar e cuidado com as equipes de trabalho, a exemplo desta mobilização do Setembro Amarelo – mês de conscientização e prevenção ao suicídio, que contou com a palestra e ações nas Unidades, complementando o roteiro de DSS - Diálogo Semanal de Segurança. “Direcionar o olhar para a saúde mental do trabalhador traz ganhos para a empresa, pois o diálogo aberto combate o preconceito e discriminação, encorajando quem precisa a buscar ajuda, diminui afastamento por doenças, e o funcionário bem orientado, pode buscar ajuda profissional com mais segurança, ou ainda, ser o agente replicador para ajudar alguém, seja em seu contexto de trabalho, meio familiar ou de amigos, e assim estará contribuindo com a prevenção”, completa a palestrante.

Fotos:


Outras Notícias:


Sede Administrativa
Rua Nove de Agosto, 700
Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000

Fone: (45) 3284-7500 -
Redes Sociais
SAC
Copyright® Copagril - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade Produzido por BRSIS