Notícias

Embalagens vazias de defensivos são entregues na Copagril de Mundo Novo

Compartilhar


Nesta quinta-feira (16), a Copagril em parceria com a Aranav (Associação dos Revendedores de Agrotóxicos de Naviraí) e prefeitura de Mundo Novo realizou o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos de produtores da região. Os materiais são destinados à Aranav que segue as normas do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias.



A destinação correta de embalagens segue regulamentação a ser seguida por produtores e empresas, o descumprimento ou o descarte irregular de embalagens é passível de multa. Assim como em Mundo Novo, outros municípios do Mato Grosso do Sul também contam com o cronograma de recolha de embalagens nas Unidades Copagril. Assim, no Paraná, por meio da Ardefa (Associação Regional Oeste Paranaense de Distribuidores de Defensivos Agrícolas), também são realizadas as recolhas conforme calendário de recebimento.



O trabalho de entrega e recolhimento de embalagens segue calendários regionais, para mais informações, consulte o gerente ou o técnico da equipe Copagril da unidade mais próxima.






Equipe de recebimento na Unidade de Mundo Novo. Na foto o pessoal da Aranav, o gerente da Unidade Copagril, Leandro Jose Dandolini, e o técnico agrícola, Marcelo Vandre Kerber



_



Tríplice Lavagem



Uma das exigências para a devolução das embalagens é a realização da tríplice lavagem. Este procedimento consiste em lavar três vezes a embalagem vazia e, ainda, perfurá-la para inutilizá-la para outros fins. A água utilizada para isso deve ser despejada dentro do equipamento usado para aplicação do produto para ser aproveitada em futuras aplicações e jamais pode ser despejada de forma inadequada no meio ambiente. Para lavar, a embalagem vazia deve receber água em até 25% da sua capacidade, ser tampada e agitada durante cerca de 30 segundos. Esse procedimento deve ser repetido outras duas vezes e, por fim, a embalagem deve ser furada no fundo para ser inutilizada.