Notícias

Período de vazio sanitário da soja está em vigência até 10 de setembro

Compartilhar


Considerando a importância econômica da cultura da soja no Estado do Paraná e os prejuízos causados pela ferrugem asiática, entre de 10 de junho e 10 de setembro entra em vigência o vazio sanitário da soja no Paraná. Durante todo esse período é proibida a presença de plantas de soja no campo com o objetivo de reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática durante a entressafra e atrasar a ocorrência da doença na safra vindoura.

No Paraná, a Portaria Adapar nº 342/2019 de 05/11/2019 estabelece o período do vazio sanitário da soja e ainda outras providências, entre elas a proibição do plantio de soja sobre soja na mesma área e mesmo ano agrícola e determina que a colheita e a interrupção do ciclo da cultura ocorram até o dia 15 de maio de cada ano.



Ferrugem Asiática

A ferrugem asiática é a principal doença da soja, devido a sua severidade de ataque, disseminação, os custos inerentes a seu controle e o potencial de redução de produtividade da lavoura, podendo chegar a 90% de perdas.

A prática do vazio sanitário da Soja beneficia o produtor, que terá o aparecimento dos primeiros focos da doença cada vez mais tarde, e dessa forma necessitando menos aplicações de fungicidas para o controle da ferrugem. O manejo dessa doença começa na entressafra, com um vazio sanitário efetivo realizado por todos os agricultores do estado.



Fiscalização

As ações de fiscalização por parte da Adapar continuam mesmo durante o período de pandemia da COVID-19, pois as pragas permanecem ativas e a agricultura segue seu rumo normal, de plantio, manejos fitossanitários e colheita.