notícias

Palestra e premiação dos melhores produtores marcam Seminário de Leite Copagril

18/05/2021

Palestra e premiação dos melhores produtores marcam Seminário de Leite Copagril

O Seminário de Leite 2021 da Cooperativa Agroindustrial Copagril foi realizado de modo online, com transmissão pelas redes sociais da Cooperativa, nesta terça-feira (18/05). A programação técnica é tradicional dentro do cronograma das atividades da cooperativa e neste ano, em decorrência das restrições de público por causa da pandemia do Coronavírus, foi totalmente digital. A programação da tarde contou com participação da diretoria Copagril, palestra com o pós-doutor em Nutrição de Ruminantes Alexandre Pedroso e a apresentação dos melhores produtores cooperados nas categorias de qualidade do leite, volume de produção e qualidade de silagem.

O diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, explica que o objetivo do evento é trazer informações aos produtores para que possam produzir melhor, com qualidade melhor e assim, com lucratividade melhor. “Vivemos em um momento complicado, em função da pandemia, mas nosso trabalho não pode parar. Assim, essa palestra online é uma forma de nos comunicarmos, aproveitando os canais de comunicação que temos disponíveis, e assim aproveitar todo conteúdo, como uma ótima palestra e também o reconhecimento daqueles que foram os melhores na atividade leiteira em suas categorias. Um evento completo, assim como era presencialmente”, destaca Chapla e ainda reforça sobre o trabalho diário que demanda a atividade leiteira e os cuidados, cada vez mais necessários, para atender mercados consumidores mais exigentes e a busca por alternativas no custo de produção.

Ele também destacou os números da Copagril, que em 2020 recebeu 66 milhões de litros de leite e nos primeiros quatro meses de 2021 já recebeu 24 milhões de litros, uma média de 205 mil litros/dia para 2021, ante 183 mil/litros dia em 2020. Produção recebida de quase 1.200 produtores no Paraná e Mato Grosso do Sul.

O palestrante da tarde, Alexandre Pedroso, pós-doutor em Nutrição de Ruminantes e consultor técnico em bovinos de leite da Nutron, falou sobre o conforto animal e a relação com produtividade e qualidade do leite. Com destaque para como o conforto das vacas leiteiras está relacionado à saúde e produtividade, assim também com relação à lucratividade. “O conforto é importantíssimo na determinação da saúde das vacas”, reforça o profissional, que em sua palestra enfatizou sobre o manejo em relação ao estresse por calor e tempo de descanso, qualidade da cama e lotação.

Melhores

Durante a transmissão também foram apresentados os melhores produtores cooperados Copagril dos resultados nos últimos 12 meses, para as categorias:

- QUALIDADE DO LEITE

ATÉ 300 LITROS/DIA - EDSON ADLER (Linha Ouro Verde/Marechal Cândido Rondon)

DE 301 A 700 LITROS/DIA - MILTON SCHAUREN (Linha União – São Clemente/Santa Helena)

ACIMA DE 701 LITROS/DIA - GIONE ROBERTO HECK (Linha Boa Vista/Marechal Cândido Rondon)

.

- VOLUME EM LITROS DE LEITE

1º LUGAR – VILMAR FULBER (Linha São Carlos/Marechal Cândido Rondon)

2º LUGAR – BERTOLDO BUNDCHEN (Linha Flor do Oeste/Marechal Cândido Rondon)

3º LUGAR – ELIO LINO RUSCH (Novo Três Passos/Marechal Cândido Rondon)

.

- CONCURSO DE SILAGEM MILHO

1º LUGAR – LUZIA PAULI SCHOFFEN (Linha São João - Margarida/Marechal Cândido Rondon)

2º LUGAR – LEOMAR FRITSCH (Linha Sanga Furão/Marechal Cândido Rondon)

3º LUGAR - ROQUE ALLES (Linha Wilhelms/Marechal Cândido Rondon)

.

A transmissão ao vivo do Seminário de Leite foi no Facebook e no Youtube oficiais da Copagril. O conteúdo ficará disponível nos links:

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=yDTL9GQMMD8

Facebook: https://www.facebook.com/cooperativacopagril/posts/4208257949238296

Fotos:


Outras Notícias:


Sede Administrativa
Rua Nove de Agosto, 700
Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000

Fone: (45) 3284-7500 -
Redes Sociais
SAC
Copyright® Copagril - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade Produzido por BRSIS