Notícias

6 de Julho – Dia Internacional do Cooperativismo

Compartilhar

91º Dia Internacional do Cooperativismo da ACI

19º Dia Internacional do Cooperativismo das Nações Unidas (ONU)

 

O tema deste ano da ACI (Aliança Cooperativa Internacional), “Cooperativas se mantêm fortes em tempos de crise”, mais uma vez dá ênfase ao bom desempenho do cooperativismo mundial, especialmente nos países onde a crise econômica tem provocado enormes dificuldades socioeconômicas à população, com reflexos diretos na renda, no emprego e, sobretudo, na qualidade de vida das pessoas.

Num mundo capitalista prevalece sempre o ganho, o lucro que a atividade pode oferecer que, muitas vezes, acontece independente da forma como podemos viabilizá-lo, sem considerar o ser humano como ente principal de todo o processo. O modelo adotado, pautado muitas vezes numa ganância desmesurada onde a especulação passou a ser o foco das negociações, tem que ser revisto, reanalisado e, sobretudo, redirecionado para o olhar mais humano e de melhor distribuição de renda.

Se as cooperativas que atuam nos países em crise estão dando sustentação aos associados, isso ocorre em razão delas estarem centradas no coletivo para a viabilização do individual.

A mensagem da Aliança Cooperativa Internacional evidencia com muita propriedade os avanços das cooperativas no mundo em seus diferentes ramos, superando os desafios de nações com forte crise socioeconômica. Um dos exemplos mais marcantes é o sucesso das cooperativas de crédito, cujo desempenho tem sido muito melhor que dos bancos tradicionais, desmistificando posições pessimistas de muitos analistas internacionais.

E aqui no Brasil, no Paraná, a situação não é diferente. Crescemos de forma sustentável em todos os ramos do cooperativismo, com equilíbrio, com discernimento, com responsabilidade e com o comprometimento consciente dos cooperados, ente principal de toda nossa atuação. Trabalhamos para oferecer às nossas cooperativas e, consequentemente, para os associados, condições para que a atividade individual possa, através da ação coletiva, obter melhor remuneração.

Assim, estamos gerando emprego, renda e mais que isto, promovendo a justa distribuição de resultados a milhares de pessoas e fomentando o desenvolvimento da sociedade como um todo. Melhorando a educação, a formação, a capacitação, o preparo das pessoas para além da visão de negócio, também pensamos no coletivo, no compromisso que temos junto às comunidades onde as cooperativas estão inseridas.

O clamor da sociedade, que vem das ruas, sinaliza para a necessidade do poder público atuar de forma mais efetiva na viabilização de políticas públicas que realmente possam contribuir para a melhoria dos serviços e da vida do cidadão. Reforma política, reforma tributária, reforma trabalhista, reforma previdenciária, reforma no judiciário, melhoria da infraestrutura urbana e rural, combate a corrupção são desafios que precisam entrar na pauta do mundo real, sob pena de termos graves consequências futuras para o setor produtivo e consequentemente para a população.

Cobrar dos governos de forma responsável solução para os nossos problemas é dever e obrigação de todos nós. Sabemos que, como cooperativistas, sempre queremos o melhor para a sociedade, para o país e para o nosso estado.

Vamos aproveitar esta oportunidade de questionamentos para cobrarmos de forma responsável soluções que há tanto tempo esperamos. Participemos deste novo momento, o cooperativismo pode, deve e tem muito a oferecer para que consigamos construir uma sociedade mais justa, solidária e cooperativa.

Vamos comemorar este 91º Dia Internacional do Cooperativismo com energia renovada e com a certeza de que estamos contribuindo para um país e um Paraná cada vez melhor.

 

João Paulo Koslovski

Presidente do Sistema Ocepar

Texto e Fotos: Ocepar

Galeria de imagens