A Cooperativa Agroindustrial Copagril disponibiliza aos cooperados e clientes um campo demonstrativo com 13 cultivares de trigo para que possam comparar as características individuais que atendam o planejamento das próximas safras. O trabalho de implantação realizado na Estação Experimental em Marechal Cândido Rondon é tradição na Copagril, com o objetivo de oportunizar aos cooperados o acompanhamento do avanço de novas cultivares e respectivas características e produtividade.
Neste ano o clima foi favorável para o bom desenvolvimento da cultura, onde as cultivares apresentam, até o momento, bom potencial produtivo, explica o responsável pela área experimental da Copagril, Darci Augusto Sonego. “A cultura do trigo é tradicional em nossa região, mesmo com o percentual significativo da área de ação da cooperativa ser ocupada pelo milho safrinha, temos regiões com área cultivada com o trigo, motivo pelo qual a Copagril regularmente realiza os experimentos com as principais cultivares do mercado. A proposta é oportunizar que o produtor observe as diferenças entre elas para dar aporte na escolha da cultivar que melhor se adapte em sua propriedade”, destaca.
As 13 cultivares de trigo implantadas na área de experimento da Copagril, em Marechal Cândido Rondon, foram semeadas em 12 de maio, oportunidade que o cooperado tem de analisá-las lado a lado e observar a que melhor se adapta na região. Seguindo os protocolos de prevenção a Covid-19, não será possível realizar o Dia de Campo Trigo, mas os produtores poderão agendar sua visita no campo para evitar aglomerações ou entrar em contato com a equipe técnica da Copagril para mais informações sobre as cultivares, inclusive com resultados de produção nos próximos dias.
Acompanhar o avanço genético, as características agronômicas e a produtividade é o objetivo central da cooperativa em implantar em sua estação experimental o campo com diferentes cultivares de trigo oportunizando aos cooperados visualizar em loco as cultivares que melhor se adaptam em sua região, pois o trigo, além de ser uma alternativa econômica, é uma opção na rotação de cultura e que proporciona uma reestruturação do solo”, complementa o supervisor do setor agronômico da Copagril, Paulo Brunetto.