notícias

Paraná é destaque em destinação correta de embalagens de defensivos

30/07/2020

Paraná é destaque em destinação correta de embalagens de defensivos

O Paraná é destaque nacional em recolhimento e destinação correta de embalagens vazias de defensivos agrícolas, em 2020 foram mais de 6 mil toneladas. É o segundo estado do país que mais recolhe e faz destinação correta. A ação é feita através do sistema chamado Campo Limpo, programa de logística reversa de embalagens vazias e sobras pós-consumo de defensivos agrícolas.

O programa permite que esses resíduos se tornem matérias-primas para novos produtos, entre eles, novas embalagens de defensivos agrícolas - as Ecoplásticas® -, e tampas - as Ecocaps®, destinadas e fabricadas pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV).

No ano passado, foram encaminhadas para reciclagem ou incineração 45,5 mil toneladas deste material no Brasil. O Paraná foi o responsável pela destinação de 13% deste total. O Estado tem 12 centrais e 58 postos de recebimento das embalagens de agrotóxicos. No Brasil, são 411 unidades de recebimento, das quais 110 centrais e 301 postos.

Campo limpo

Referência mundial no setor, o programa brasileiro encaminha para o destino ambientalmente correto 94% das embalagens plásticas primárias comercializadas no país, ou seja, a cada 100 embalagens vazias de defensivos agrícolas recebidas pelo Sistema, 94 são recicladas e 6 são incineradas. A taxa de destinação no Paraná é de 99%.

“Desde 2002, quando o programa entrou em operação, são mais de 575 mil toneladas de embalagens vazias destinadas de forma ambientalmente correta”, destaca Rui Leão Mueller, engenheiro agrônomo do Instituto Água e Terra (IAT).

Copagril

A Cooperativa Agroindustrial Copagril, em parceria com a Associação Regional Oeste Paranaense de Distribuidores de Defensivos Agrícolas (Ardefa),segue cronograma de recebimento de embalagens de agrotóxicos tríplice lavadas em suas unidades. O trabalho faz parte do Sistema Campo Limpo, que tem o objetivo de evitar o descarte inadequado das embalagens de defensivos agrícolas e impedir prejuízos à natureza e à saúde humana.

Para realizar a devolução os agricultores devem ligar nas unidades da Copagril e agendar a entrega conforme a localidade selecionada e o cronograma anual. Os produtores também podem conversar com o seu técnico da Copagril para mais informações.

Tríplice Lavagem

Uma das exigências para a devolução das embalagens é a realização da tríplice lavagem. Este procedimento consiste em lavar três vezes a embalagem vazia e, ainda, perfurá-la para inutilizá-la para outros fins. A água utilizada para isso deve ser despejada dentro do equipamento usado para aplicação do produto para ser aproveitada em futuras aplicações e jamais pode ser despejada de forma inadequada no meio ambiente. Para lavar, a embalagem vazia deve receber água em até 25% da sua capacidade, ser tampada e agitada durante cerca de 30 segundos. Esse procedimento deve ser repetido outras duas vezes e, por fim, a embalagem deve ser furada no fundo para ser inutilizada.


Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Outras Notícias:


Sede Administrativa
Rua Nove de Agosto, 700
Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000

Fone: (45) 3284-7500 -
Redes Sociais
SAC
Copyright® Copagril - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade Produzido por BRSIS