Notícias

Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses

Compartilhar

De ontem (2) até hoje (3), foi realizado, em Curitiba, mais um Fórum dos Presidentes das Cooperativas Paranaenses, nas dependências do Sistema Ocepar. Mais de 100 dirigentes de cooperativas de todo o estado estiveram presentes, incluindo o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla.

Ao abrir o evento, o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, falou sobre as comemorações do Dia Internacional do Cooperativismo (6 de julho), que faz referência à força que o setor tem demonstrado, especialmente nos momentos de maior fragilidade econômica e social.

Ainda na noite de terça-feira, o evento contou com a participação do governador do Paraná, Beto Richa, pela terceira vez. Ele falou sobre as políticas do governo, especialmente em relação às questões de transporte e logística, e garantiu atenção especial às cooperativas, pelo desenvolvimento econômico e social que proporcionam. As 236 cooperativas registradas na Ocepar possuem 900 mil cooperados, respondem pela geração de 1,6 bilhão de postos de trabalho, por 16% do PIB paranaense e por 56% do PIB agropecuário no Estado. No ano passado, os investimentos do setor somaram R$ 1,3 bilhão e devem praticamente dobrar neste ano. As cooperativas projetam investir R$ 2,1 bilhão em 2013, especialmente em projetos de agroindustrialização, infraestrutura e logística.

Além de Richa, também se pronunciaram o presidente do Grupo Positivo, Hélio Rotenberg, que ministrou a palestra “A importância do planejamento estratégico na gestão empresarial”, e Ricardo Amorim, que falou sobre as tendências da economia mundial e brasileira. Os secretários estaduais da Agricultura, Norberto Ortigara, e da Indústria e Comércio, Ricardo Barros, o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado Valdir Rossoni, e o líder do governo na Alep, deputado Ademar Traiano, também participaram.

 

Infraestrutura

Durante seu pronunciamento, o governador Beto Richa também falou sobre as melhorias em infraestrutura que estão sendo realizadas para reduzir o custo de escoamento da produção nos modais rodoviário, portuário e ferroviário. O pedágio foi outro ponto abordado por ele. “Nós começamos o nosso governo cumprindo nosso compromisso. Chamamos as concessionárias para uma conversa, fazendo prevalecer o interesse público e retomamos os investimentos em todas as regiões do Estado”, disse. Após elencar as obras que estão sendo realizadas em vários trechos de rodovias que cortam o Paraná, Richa disse que, a partir de discussão sobre infraestrutura ocorrida recentemente com as entidades que fazem parte do G7, entre elas a Ocepar, o governo selou o compromisso de esclarecer como andam as negociações com as concessionárias que administram as estradas pedagiadas no Paraná. “Vamos trazer, de forma responsável o secretário de infraestrutura, o diretor do DER e a agência reguladora que nós criamos para tirar a discussão do pedágio do campo político e tratar no campo eminentemente técnico. (…) É possível nós duplicarmos todo o Anel de Integração, seria ótimo para o Estado do Paraná e também com a redução da tarifa de pedágio. Isso tem que ser debatido com a sociedade, acredito que é possível acontecer”, finalizou o governador.

 

Obs.: Em uma das fotos o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla, está sendo homenageado pelo seu aniversário, comemorado hoje (3).

Texto: Comunicação Copagril/Com informações da Ocepar e Fotos: Ocepar

Galeria de imagens