notícias

Três práticas fundamentais na aplicação de medicamentos em suínos

18/05/2020

Três práticas fundamentais na aplicação de medicamentos em suínos

O produtor de suínos conhece bem a importância de ter um plantel com boa saúde. O uso de medicamentos colabora na manutenção da qualidade e desempenho dos animais, sendo o manejo correto fundamental para resultados efetivos.

O supervisor do fomento suínos da Copagril, Francis Junior Kummer, elenca três pontos para que o produtor tenha maior efetividade no uso dos medicamentos e assim, maiores chances de recuperação sem sequelas aos animais.

Rápida identificação

A identificação dos sintomas do animal é primordial e o quanto antes possível, por exemplo, observar sinais de pneumonia, diarreia ou dificuldade de locomoção. Com avaliação precoce, maior a chance de recuperação sem sequelas. Identificar corretamente os problemas, ajuda na escolha do medicamento mais adequado, conforme orientação do médico veterinário, para que se tenha a efetividade do tratamento.

Local adequado

Após identificado o problema, se faz a avaliação da necessidade de separar ou não esse animal, dependendo da gravidade. Na grande maioria dos casos é necessária essa separação com o uso da baia hospital. Essa baia deve ter as condições adequadas de receber o animal debilitado, como piso, acesso à água e comida diferenciados e em alguns casos, com o controle de temperatura específico.

Desde o início é primordial uma boa conservação dos medicamentos, organização da farmácia na granja, boa limpeza e armazenamento de seringas e agulhas, com bom estado e fio adequado para não lesionar o animal.

Aplicação adequada

Depois de separado o animal usa-se a dose recomendada pela bula e/ou médico veterinário. Para animais maiores é necessário fazer a contenção, de modo a evitar reação espontânea e prejudicar a aplicação, podendo lesionar o animal ou produtor. Ter uma boa higiene e limpeza no local da aplicação, sendo o músculo do pescoço o local recomendado para aplicação.

A equipe técnica da Copagril está disponível para orientar sobre o manejo e aplicação de medicamentos. Os produtores podem conversar com o profissional de atendimento regular e/ou entrar em contato com as Unidades Copagril e equipe de fomentos.

Outras Notícias:


Sede Administrativa
Rua Nove de Agosto, 700
Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000

Fone: (45) 3284-7500 -
Redes Sociais
SAC
Copyright® Copagril - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade Produzido por BRSIS