notícias

Mesmo com estiagem, soja no Paraná alcança produção histórica

07/05/2020

Mesmo com estiagem, soja no Paraná alcança produção histórica

Nunca se produziu tanta soja no Paraná como na safra 2019/20. Com a colheita praticamente terminada já é possível identificar que os agricultores paranaenses vão conseguir alcançar 20,7 milhões de toneladas da oleaginosa no mercado, segundo estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral),da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab). Até então, a marca recorde tinha sido alcançada no ano safra 2016/17, com 19,9 milhões de toneladas.

O chefe do Deral, Salitiel Turra, salienta que o bom resultado nos 5,4 milhões de hectares dedicados à soja nesta temporada se deve principalmente pelo investimento em tecnologias, por parte do produtor rural, e também a um pouco de sorte. “Estamos passando por um período de chuvas abaixo da média. Mas no decorrer do desenvolvimento da cultura fomos agraciados de ter chuva no momento correto, nas fases de floração e frutificação. E claro, os produtores rurais, cada vez, estão tecnificados, investindo em insumos, sementes mais apropriadas, adubação melhor”, avalia.

Outras culturas

No total, o Paraná deve colher 41,6 milhões de toneladas de grãos na safra 2019/20. O volume é 16% maior em relação à anterior, quando houve quebra significativa por conta de condições climáticas desfavoráveis.

No milho verão, a colheita está praticamente encerrada, com incremento de 100 mil toneladas sobre a estimativa inicial, impulsionado pela produção acima do esperado em núcleos regionais como Ponta Grossa, Curitiba e Guarapuava. A produção está estimada em 3,5 milhões de toneladas em uma área de aproximadamente 353 mil hectares.

O milho segunda safra, por sua vez, principal safra do cereal no Estado, deve sofrer com a falta de chuvas, na previsão do Deral. A produção está estimada em 12,2 milhões de toneladas em 2,3 milhões de hectares. Apesar do incremento de área, Paraná registrou perda de 5% na estimativa de produção – em torno de 600 mil toneladas, principalmente nos núcleos regionais de Cascavel e Toledo.

Com informações da FAEP PR.

Outras Notícias:


Sede Administrativa
Rua Nove de Agosto, 700
Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000

Fone: (45) 3284-7500 -
Redes Sociais
SAC
Copyright® Copagril - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade Produzido por BRSIS