Notícias

Copagril recebe comitiva da Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome 2025

Compartilhar

Ontem (26), a Copagril recebeu um grupo com cerca de 30 gestores de saúde, educação e desenvolvimento do Nicarágua, Costa Rica, Honduras e da República Dominicana. A comitiva veio ao Brasil para conhecer experiências da alimentação escolar, e Marechal Cândido Rondon foi um dos municípios visitados, assim como Mercedes e São Bernardo (SP). A viagem faz parte do projeto Fortalecimento dos Programas de Alimentação Escolar, da Iniciativa América Latina e Caribe Sem Fome 2025, da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

A bem sucedida experiência do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), aplicado no município, foi a principal observação dos visitantes. Este consiste na aquisição de alimentos orgânicos de agricultores familiares para compor a merenda escolar, respeitando as condições locais, o que contribui tanto para a saúde dos estudantes quanto para a renda das famílias. A implantação das hortas escolares é outro aspecto que atraiu a comitiva aos municípios brasileiros. Em Rondon, este projeto foi destaque perante o Ministério da Educação (MEC), o que corroborou para que a cidade fosse indicada para os visitantes.

De acordo com entrevista do jornal O Presente feita com a representante da FAO, Flávia Schwartzman, o intercâmbio internacional faz parte de um projeto que o governo brasileiro tem com a organização, por intermédio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que é responsável pelo PNAE.

Segundo ela, a comitiva está tendo a oportunidade de conhecer na prática como são realizados os projetos relacionados à merenda escolar no Brasil. “Em todos esses países já existem programas de alimentação escolar avançados, cada qual de uma maneira. Mas, mesmo assim, eles vieram aprender um pouco e conhecer a forma como esse trabalho é feito aqui. É importante conhecer os desafios do Brasil e como eles foram superados. Muitas vezes, as dificuldades são as mesmas”, declarou.

Na Copagril, os visitantes conheceram a história e o funcionamento da cooperativa, apresentados pelo responsável pela Assessoria de Planejamento, Qualidade e Comunicação Social, Matias Graff, e o programa Cooperjovem, desenvolvido em parceria com o Sescoop. A assessora de cooperativismo, Cremilde Andreolli, falou sobre os projetos elaborados nas escolas municipais que incentivam a cooperação entre os estudantes e o desenvolvimento pessoal.

 

O que é?

A Iniciativa América Latina e Caribe sem Fome 2025 promove a inclusão da temática na agenda política dos Estados; facilita iniciativas para que seja legislado o direito humano à alimentação, com o envolvimento de todos os atores sociais; estimula a complementaridade com outras iniciativas em progresso para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs); e monitora os avanços dos países na consecução das metas de erradicação da fome e da insegurança alimentar até 2025.

Este compromisso foi firmado por representantes dos governos da América Latina e do Caribe, em 2012, durante a conferência regional da FAO, realizada em Buenos Aires. De acordo com o diretor geral da FAO, o brasileiro José Graziano da Silva, a produção mundial de alimentos precisa aumentar 70% até 2050, para uma população que chegará a 9 bilhões de pessoas.

Texto: Comunicação Copagril e Fotos: Comunicação Copagril/Divulgação

Galeria de imagens