Notícias

Coodetec apresenta soja com tecnologia Intacta RR2 à Copagril

Compartilhar

Na última sexta-feira (21), representantes da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec) se reuniram com a diretoria, gerentes de departamento, de unidades, engenheiros agrônomos, técnicos agropecuários e agricultores associados da Copagril para apresentar a grande novidade do mercado de sementes de soja: as variedades CD com a tecnologia Intacta RR2 PRO, que já possuem autorização para comercialização na China. Estiveram presentes o presidente-executivo da Coodetec, Ivo Carraro, o gerente comercial, Marcelo da Costa Rodrigues, e o representante técnico de vendas, Jandir Lange.

Conforme informações do presidente, a Intacta representa a segunda geração da soja transgênica. Além da tolerância ao glifosato, também apresentada na semente RR, o diferencial da nova variedade é o gene BT. “Ele controla vários tipos de lagarta, por meio da biologia da planta. É capaz de produzir uma toxina que controla naturalmente a lagarta, sem necessidade de aplicação de inseticidas” informou.

Esta nova tecnologia pode ajudar no controle de todas as lagartas, inclusive a Helicoverpa, uma nova espécie que causou muitos prejuízos no ano passado, desde que combinada a outros cuidados. “O produtor não deve jamais abandonar o hábito de fazer o manejo de pragas. Mesmo plantando a soja Intacta, o produtor terá que fazer o monitoramento da lavoura”.

Para Carraro, pelo esforço que todas as empresas estão fazendo, pode se dizer que essa nova modalidade de semente agregará um ganho significativo no quesito produtividade, mas isso dependerá da variedade escolhida pelo produtor. Somente a Coodetec, neste ano, está lançando cinco variedades novas com volume de semente comercial, que já estão sendo disponibilizadas para a Copagril.

O dirigente recomenda a experimentação em uma pequena área, mas pede que o produtor tome cuidado e plante sempre, em pelo menos 20% da lavoura, variedades de soja convencional ou RR, não BT, para ter um refúgio com a função de preservar o controle da praga. “São cuidados que até uma tecnologia de última geração como essa, da Intacta, precisa: um manejo adequado”, concluiu.

Quem estiver interessado nas sementes deve fazer contato com a assistência técnica mais próxima, que indicará a variedade que melhor se adapta. “A Copagril vai ter disponibilidade das variedades específicas para todas as regiões onde atua”, informou.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens