Notícias

Seminário Anual dos Suinocultores é realizado com sucesso

Compartilhar

Nesta quinta-feira (20), a Copagril realizou mais uma edição do Seminário Anual de Suinocultores, em parceria com a Frimesa, no Pavilhão de Eventos da Igreja Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon.

O evento reuniu em torno de 450 pessoas, entre associados, familiares e funcionários das granjas de suínos.

Muitas dicas importantes para garantir melhor produtividade e lucros na atividade foram repassadas aos produtores de suínos da Copagril, que possuem Unidades Produtoras de Leitões (UPLs), crechários e terminadores.

 

Abertura

A abertura oficial do evento foi realizada pelo diretor-presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla, que agradeceu a presença dos produtores, que apesar da chuva incessante, atenderam ao convite e prestigiaram o evento. “Isso mostra o comprometimento que os nossos produtores de suínos têm com a atividade. Sempre estão dispostos a aprender mais coisas, e assim viabilizar ainda mais a atividade”, declarou.

Segundo Chapla, a atividade de suínos, teve seu crescimento triplicado desde 2005, e para haver um crescimento ainda maior depende das cotas que a Copagril possui junto a central Frimesa. “O dinheiro no bolso do produtor depende de alguns fatores, principalmente do manejo adequado, e é sobre os manejos nas diferentes fases de vida do suíno, que serão proferidas palestras técnicas na tarde de hoje”, frisou.

Em seguida, o diretor-executivo da Frimesa, Elias Zideck, discorreu sobre o projeto de certificação da carne suína. Destacou que a indústria Frimesa, e consequentemente todos os produtores de suínos, compete diretamente com os mercados de carne suína do mundo inteiro, por isso é necessário apresentar um produto bom. O diretor informou que houve uma retração do consumo de carne suína no Brasil no último ano, e para que os produtos derivados de suínos sejam exportados é necessário obedecer as exigências do padrão internacional, pois estes procuram um produto com rastreabilidade, que se preocupem com o bem estar animal, com a segurança do produtor, bem como de todos os envolvidos no processo de produção, e também se a empresa exportadora e os produtores tem responsabilidade ambiental. Declarou que para conquistar o selo Brasil Certificado é necessário que o produtor, ao realizar determinada tarefa, também faça os registros. “Precisamos fornecer informações de qual granja nasceu o suíno, quais doenças apresentou, quais medicamentos foram utilizados”, informou. Disse ainda que o produtor que alcançar a certificação será bonificado, e consequentemente terá aumento de rentabilidade nesta atividade.

Na sequência, foram realizadas palestras específicas para cada sistema de produção.

Para os produtores de Unidades Produtoras de Leitões (UPLs), foi proferida a palestra desafios e oportunidades na produção de leitões, pelo consultor técnico da Nutron Alimentos, Thiago Mores, que alertou os produtores sobre os fatores determinantes da atividade suína nas propriedades. “A genética utilizada é boa, a nutrição também, o ambiente da região é benéfica para a atividade, então o que percebemos é a grande diferença entre um produtor e outro, isso significa o sistema de manejo utilizado”. Ele recomenda que para aumentar a rentabilidade o produtor precisa intensificar os cuidados com o manejo “a melhor forma de reduzir custos, é aumentar a produtividade”, concluiu Mores.

Já o coordenador técnico comercial da Nutrifarma, Marcelo Coelho, discorreu sobre o manejo em matrizes suínas de alta performance. E declarou que todos os manejos estão relacionados a aspectos nutricionais, sanitários, reprodutivos, de bem estar animal, limpeza e desinfecção. E são estes, os determinantes da performance da matriz suína em sua vida produtiva.

Os produtores que possuem crechários e terminadores, tiveram palestra com o médico veterinário José Vicente Peloso, que falou sobre o manejo pré-abate de suínos, ressaltando que é fundamental ter um cuidado especial no pré-abate para garantir a qualidade da carne.

Já o médico veterinário Flávio Hirose, falou sobre o manejo e medicação de suínos via água, abordando como o produtor deve proceder ao medicar os suínos, e que o mais importante é prevenir para que não ocorram doenças, tomando medidas de controle, retirando os agentes causadores das doenças.

 

Premiação

Como forma de reconhecer e incentivar os associados que investem e buscam sempre melhorar a produção, a Copagril premiou os melhores produtores, tendo como base o ano de 2012. Confira os premiados:

Sistema UPLs:

Categoria Produtividade

1º lugar: com 30,26 Leitões porca/ano: Floriano Czycza – Linha Campos Salles, Margarida

2º lugar: com 30,05 Leitões porca/ano: Granja Dewes (Irmãos: João – Eládio e Jacó) – Linha Itá, Quatro Pontes;

 

Crechário:

Categoria Menor Mortalidade com 1,26%: Lucia Catarina K. Schiller РNovo Tr̻s Passos

Categoria Melhor Converṣo Alimentar com 1,473: Edio Heidrich РLinha Tr̻s Voltas, Quatro Pontes.

 

Terminadores:

Categoria Menor Mortalidade com 0,86%: Eug̻nio Jos̩ Wolfart РLinha Ajuricaba;

Categoria Melhor Converṣo Alimentar com 3,015: Lucas Andr̩ Scheffel РLinha Boa Vista.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens