Notícias

Copagril promove curso para coordenadores dos núcleos cooperativos

Compartilhar

Nesta segunda-feira (17), foi realizado o curso “Atribuições e Competências das Coordenações de Núcleos”, que envolveu os coordenadores, secretários e vices dos núcleos de São Roque, Mercedes, Marechal Cândido Rondon, Porto Mendes, Novo Três Passos, Iguiporã, Margarida e Novo Horizonte.

Na abertura, o diretor-presidente, Ricardo Silvio Chapla, ao dar as boas vindas aos cerca de 30 participantes, falou sobre a necessidade da cooperativa capacitar seu quadro social para que, futuramente, tenham pessoas aptas a assumirem cargos na diretoria e dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos hoje. “Os coordenadores de núcleo da Copagril devem ter a incumbência de fazer o meio de campo entre cooperativa e o quadro social. Ao receberem informações sobre as atividades da Copagril, nas reuniões de coordenadores do conselho consultivo, realizadas a cada bimestre, devem propagar as informações junto ao quadro social. Quanto mais informações o associado tiver, mais transparente será nosso trabalho”, explicou. Ele disse ainda que os coordenadores têm a missão de auxiliar na administração da cooperativa, trazendo reivindicações e sugestões dos associados.

Na sequência, o responsável pelo setor de Assessoria de Planejamento, Qualidade e Comunicação Social, Matias Eldor Graff, repassou informações relativas às políticas do cooperativismo e da Copagril, sobre o estatuto social, abordando a respeito das características jurídicas e legais da Copagril, bem como sobre o planejamento estratégico, enfatizando os objetivos institucionais, políticas e estratégias gerais. “Para o cumprimento das linhas estratégicas da cooperativa, são necessários alguns procedimentos táticos na comercialização, serviços de armazenagem, serviços de abastecimento, serviços financeiros, serviços técnicos e serviços sociais”, explicou.

A assessora de cooperativismo, Cremilde Andreolli, deu sequência aos trabalhos no período da tarde e explicou que um Núcleo Cooperativo possibilita um espaço para diálogos sobre assuntos econômicos, técnicos e sociais, e assim favorecendo a criação de um ambiente de integração entre os cooperados, familiares e comunidade. Por meio dos núcleos, estimula-se a geração de ideias e ações comprometidas com o futuro do empreendimento cooperativo. Cremilde também informou que os coordenadores têm a missão de esclarecer aos associados os seus direitos e deveres em relação aos serviços prestados pela cooperativa, bem como avaliar o desempenho dos serviços prestados ao quadro social e promover o conhecimento e divulgação de tecnologias modernas de exploração agropecuária que visam a preservação e a melhoria da qualidade de vida. Ao final, explicou aos participantes as funções relativas a cada cargo ocupado na coordenação de núcleo, enfatizando as responsabilidades do coordenador, seu vice, secretário e do vice-secretário.

O mesmo curso será realizado na terça-feira (18), e envolverá as coordenações dos núcleos de Maracajú dos Gaúchos, Pato Bragado, Cruzeirinho, São Clemente, Entre Rios do Oeste, Sub Sede, Quatro Pontes e São José das Palmeiras.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens