notícias

Vazio sanitário da soja começa hoje no Paraná e dia 15 no Mato Grosso do Sul

10/06/2019

Vazio sanitário da soja começa hoje no Paraná e dia 15 no Mato Grosso do Sul
Fonte: Agrolink; Foto: Embrapa

O Paraná inicia hoje, dia 10, o vazio sanitário da soja, uma das principais estratégias para o manejo do fungo causador da ferrugem asiática da soja. A partir do dia 15 de junho, o vazio sanitário se estende para outros cinco estados brasileiros: Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso e Rondônia. No Brasil, 13 estados e o Distrito Federal adotam a medida, estabelecida por meio de normativas estaduais (ver abaixo).

O vazio sanitário é o período de no mínimo 60 dias em que não se pode semear ou manter plantas vivas de soja no campo. A medida objetiva reduzir a sobrevivência do fungo causador da ferrugem asiática durante a entressafra e assim, atrasar a ocorrência da doença na próxima safra.

Medidas

Além da eliminação de plantas de soja voluntárias durante o vazio sanitário, as estratégias de manejo da ferrugem asiática incluem: a utilização de cultivares de ciclo precoce e semeaduras no início da época recomendada; a utilização de cultivares com genes de resistência; o monitoramento da lavoura desde o início do desenvolvimento da cultura e a utilização de fungicidas no aparecimento dos sintomas na região afetada.

Fotos:


Outras Notícias:


LocalizacaçãoSede Administrativa
Rua Nove de Agosto, 700
Marechal Cândido Rondon - PR
CEP: 85960-000

Fone: (45) 3284-7500 -
Redes SociaisSAC
Copyright® Copagril - Todos os direitos reservados - Política de Privacidade Produzido por BRSIS