Notícias

UNIDADE INDUSTRIAL DE AVES DA COPAGRIL CERTIFICADA EM BRC

Compartilhar

Certificação permite que o frango produzido pela UIA possa ser comercializado em todos os mercados internacionais

 

 

 

“Após três dias de verificação de documentos, entrevistas e visita a todas as áreas, as práticas de gestão e produção e a estrutura física foram consideradas de acordo com os requisitos da Norma Global de Segurança de Alimentos. O produto carne de frango Copagril é produzido dentro de padrões de legalidade, segurança e qualidade mundialmente reconhecidos”

 

O Brasil produz cerca 12 milhões de toneladas/ano de carne de frango, sendo o terceiro maior produtor mundial. Desde 2004 é o maior exportador, com 3,8 milhões de toneladas/ano, o que representa em torno de 40% da carne de frango mundialmente exportada. Além de ser destaque no volume de produção e exportação, fatores tecnológicos e sanitários como a modernização e a utilização de instrumentos no manejo adequado das aves, saúde do plantel, alimentação otimizada, melhoramento genético e produção integrada, contribuem para o bom desempenho e reconhecimento da produção avícola brasileira.

 

COPAGRIL

 

Desde 2000, enquanto o país emergia como promessa na produção de carnes, foi implementado o Projeto Repensar a Copagril - uma das metas de trabalho da primeira gestão administrativa do atual diretor presidente, Ricardo Silvio Chapla.

O projeto avícola, arrojado pela dimensão, abrangência e tecnologia de ponta, alinhou a vocação do agronegócio regional, agregação de valor à matéria prima e oportunidade de melhoria na qualidade de vida de associados e seus familiares e das comunidades, no campo e na cidade.

 

UIA

 

A Unidade Industrial de Aves, a UIA, iniciou o abate de frangos em 2005. Gradativamente foram implantados os programas de apoio à qualidade e segurança do alimento: BPF (Boas Práticas de Fabricação), Autocontrole, APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) e Programa 5S. Isso possibilitou que já no primeiro mês de produção, a Copagril fosse habilitada para exportar seus produtos tendo seu nome incluído na Lista Geral e Mercosul. Após um ano de operação, a habilitação especial para exportar à países da União Europeia e, por extensão habilitada para exportar à África do Sul. Na sequência, foram obtidas as habilitações especiais para exportar para a Venezuela, Chile, Rússia e Canadá. A partir de março de 2009 a Copagril implantou o sistema de abate Halal 100%, para atender as exigências do mercado consumidor muçulmano.

Além dos programas de qualidade, fatores como, a sanidade da matéria prima, garantida pela produção integrada e manejo monitorado, melhores práticas higiênicas em todas as etapas do processo produtivo, e atendimento às legislações aplicáveis, resultam na produção de alimento seguro e com alto padrão de qualidade.

 

METAS

 

Implantar um programa de qualidade ainda mais avançado e reconhecido no âmbito internacional foi a meta estabelecida pelo Conselho de Administração da Copagril para 2011. Para isso, a diretoria executiva e gerência da Unidade Industrial de Aves nomearam a equipe multidisciplinar interna, que planejou e desenvolveu os trabalhos de adequação à Norma Global de Segurança de Alimento BRC (British Retail Consortium), versão 5, desde novembro de 2010. Utilizando-se do parceiro comercial Elanco, o consultor José Maurício França, agregou experiência e conhecimento para desmistificar e aplicar os requisitos da Norma. Assim, a equipe multidisciplinar desenvolveu com o apoio das demais áreas envolvidas, os projetos relacionados à documentação, treinamentos, auditoria interna e outras melhorias na rotina interna, bem como a implantação do sistema informatizado de rastreabilidade de produtos.

Foi um ano em que se focou o olhar sobre os processos de gestão e produção da Unidade. Do estratégico ao operacional, do setor de recebimento de frango vivo ao consumidor final, foram repensados todos os aspectos para garantir conformidade em segurança, qualidade e legalidade do produto Copagril.

 

CERTIFICAÇÃO

 

Ainda no final do mês de novembro, a empresa certificadora esteve na UIA, quando a auditora Michaela Knorr avaliou a conformidade. Após três dias de verificação de documentos, entrevistas e visita a todas as áreas, as práticas de gestão e produção e a estrutura física foram consideradas de acordo com os requisitos da Norma Global de Segurança de Alimentos. O produto carne de frango Copagril é produzido dentro de padrões de legalidade, segurança e qualidade mundialmente reconhecidos.

“Desde que iniciamos o projeto avícola, a qualidade é o fator do qual jamais abrimos mão, nem por questões de mercado, de economia ou outras adversidades. Sempre queríamos algo para destacar e premiar a prática da qualidade, que é a nossa referência desde o campo até o consumidor final”, comenta o diretor presidente, Ricardo Silvio Chapla.

Superada a etapa de certificação, a expectativa é acessar mercados mais exigentes, operar com novos mercados, fidelizar os clientes e alavancar a competitividade, o grau de credibilidade e conceito do produto Copagril.

Considerando a necessidade mundial de elevar a produção de alimentos, aliado ao grande potencial produtivo do Brasil, devido aos recursos naturais, tecnologia e pessoas, somado à força das entidades de representação e ações do governo brasileiro para ampliar e conquistar novos mercados consumidores, conclui-se que a qualidade deve ser incessantemente buscada em todas as etapas da atividade avícola.

Fonte: Comunicação Copagril Foto: Daniel Meneghini

Galeria de imagens