Notícias

Acadêmicos de zootecnia da Unioeste visitam criatório de bezerras

Compartilhar

O criatório de bezerras do associado Milton Schone, o primeiro implantado pela Copagril, recebeu mais uma visita de estudantes. Desta vez, foram os acadêmicos do 4° ano do curso de zootecnia da Unioeste, de Marechal Cândido Rondon, que aproveitaram o local para aprender mais sobre o manejo destes animais.

A visita fez parte da disciplina de bovino cultura de leite, ministrada pela professora Maximiliane Zambom. “Sair da sala de aula para ver na prática como funciona a atividade é sempre muito importante. Alguns aspectos que discutimos e vimos na teoria os alunos puderam ver aqui e isso fixa o aprendizado”, contou ela.

Para a acadêmica Everline Eckstein, que trabalha com a família na criação de gado leiteiro, a aula prática foi bastante proveitosa. “Eu percebo que se melhorarmos a nutrição das bezerras, investindo em alimentos que fornecem mais energia, e darmos mais atenção para elas, podemos aumentar a produtividade delas quando se tornarem adultas”, disse.

De acordo com o médico veterinário da Copagril Enio Todero, que acompanhou a turma e explicou todo o funcionamento da propriedade, ações como esta visam profissionalizar a atividade. “O produtor que manda as bezerras para cá, para serem criadas e inseminadas aqui, podem fazer um manejo melhor das vacas adultas, em lactação. E isto com a certeza de que suas novilhas terão as melhores condições aqui”, revelou. “Comprovadamente, os criadores que optam por deixar as bezerras em criatórios como este estão tendo um aumento de produtividade muito significativo”, afirmou Enio.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens