Notícias

Meio Ambiente: uma prioridade da Copagril

Compartilhar

Neste dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, o diretor-presidente da Copagril, Ricardo Silvio Chapla, concedeu uma entrevista para falar sobre as ações da cooperativa em relação à preservação ambiental.

Para ele, este é um assunto que diverge opiniões. “Alguns são mais radicais, outros menos, há aqueles que exigem até ações errôneas, mas o que importa é reconhecer que precisamos trabalhar no sentido de proteger e recuperar os bens naturais”, declarou.

Ricardo destacou que a Copagril possui políticas ambientais definidas, tanto para a empresa e suas unidades, quanto para o quadro social. “Podemos ter a certeza de que na nossa microrregião já houve um avanço significativo da preservação e até mesmo na recuperação ambiental”, disse.

Na entrevista, destacou-se que, há poucos anos, quando esta questão era discutida, o assunto girava em torno da Floresta Amazônica. Porém, estas barreiras foram quebradas e se tornou necessário cuidar o que está perto, o ambiente em que se vive.

Na região, a história mostra que houve muita degradação. Os pioneiros derrubaram matas e não havia cuidado algum com a poluição. “Mas isso está mudando. Desde os anos 80 e mais intensamente nos anos 90, a mentalidade do agricultor já começou a mudar. Primeiro veio a conservação de solo, a questão do plantio direto para preservar a fertilidade, depois a discussão a respeito dos agroquímicos, que hoje têm novas fórmulas, uso controlado e consciente, a recolha de embalagens, por exemplo. Na parte pecuária, também mudamos muita coisa, principalmente na destinação correta de dejetos animais”, ressaltou o presidente.

Segundo ele, a Copagril busca orientar, incentivar e motivar todos os associados e clientes a colaborarem e investirem na natureza, incluindo as áreas de preservação, como as matas ciliares, e a recuperação de nascentes, que fornecem água potável de alta qualidade. “Na empresa também mudamos muita coisa, melhorando a qualidade do ar ao redor das unidades, e na Unidade Industrial de Aves nossas lagoas de tratamento de água são muito eficientes”, afirmou Chapla.

“A água é o principal produto de consumo para o homem e os animais, por isso é necessário preservar. Com todas essas ações e nosso trabalho junto aos associados, podemos dizer sim que a preservação ambiental está entre nossas prioridades”, concluiu.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens