Notícias

Adapar alerta produtores sobre aquisição de mudas de frutíferas

Compartilhar

O engenheiro agrônomo e fiscal da Agência da Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Ricardo Moraes Witzel, fez um alerta para quem se interessa em cultivar mudas de plantas frutíferas. Ele orienta que é importante priorizar mudas de viveiros e comerciantes idôneos, que possuam registro no ministério da agricultura e, desta forma, garantir a qualidade da planta.

Para Ricardo, adquirir mudas sem registro pode acarretar em prejuízos ao setor agropecuário da região, pois elas podem levar pragas e doenças às propriedades. Já ocorreram casos na região em que o solo foi infestado com nematoides.

A Adapar tem uma preocupação muito grande em evitar prejuízos aos produtores. Segundo o fiscal, há uma procura muito grande pelas plantas cítricas, como a laranja. Mas desde 1972 o plantio de citros na região de Marechal Cândido Rondon é restrito, devido o cancro cítrico (doença causada pela bactéria Xanthomonas axonopodis) e é somente mediante a autorização da agência e da Secretaria da Agricultura do Estado que podem ser comercializadas.

Além desta, há registros de entrada de novas doenças, como CVC e HLV, que têm trazido mortandade aos pomares. “Temos realizado um trabalho de fiscalização, abordando carros no trânsito também em floriculturas e temos aprendido mudas fora do padrão, que apresentam estas doenças”, relatou o fiscal. Ricardo revelou que muitas vezes o produtor investe alto na aquisição das mudas, mas em menos de dois anos a planta morre e o pomar é dizimado.

“Não queremos de forma alguma inviabilizar os pomares caseiros, mas pedimos muita atenção ao produtor. Orientamos para que adquiram somente mudas de empresas credenciadas, confiáveis, que possuam o termo de confiabilidade, que é uma espécie de “certidão de nascimento” da muda”, recomenda. O agrônomo pede que o produtor se atente às etiqueta, onde constam o nome da espécie e do viveiro, em cada planta. “Se a muda não está identificada, com certeza é clandestina e o produtor deve desconfiar”, explicou.

Conforme o técnico, é proibida a venda de mudas por ambulantes. Somente empresas especializadas, que possam dar garantia, estão autorizadas. Isto acontece porque, caso a muda apresente algum problema, a Adapar pode rastrear e identificar quem está produzindo as mudas sem qualidade, colocando em risco a atividade agropecuária.

“É importante que o produtor sempre converse com o seu assistente técnico na Copagril, que poderá repassar indicações e evitar a entrada de doenças e fungos nas propriedade rurais”, concluiu.

 

Pedidos

A Copagril está aceitando pedidos de mudas frutíferas, algumas espécies de flores e também mudas de árvores em todas as unidades localizadas no Paraná. As mudas são de boa procedência, vindas de viveiros que garantem segurança, qualidade, excelente vigor e produtividade comprovada.

Entre em contato com o departamento agronômico e faça seu pedido.

Texto: Comunicação Copagril e Fotos: Divulgação

Galeria de imagens