Notícias

Máquinas na lavoura

Compartilhar

De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a comercialização de máquinas agrícolas no Brasil apresentou um crescimento de 6,2% de 2011 para 2012 e a tendência é que siga crescendo. As previsões indicam de 4% a 5% de aumento em 2013.

Para o gerente da área comercial e insumos da Copagril, Enoir Primon, este aumento se deve a duas características: as facilidades de compra e a necessidade de os empresários rurais modernizarem a frota. “Hoje em dia, a tecnologia tem evoluído muito rapidamente e o produtor que não acompanha não se torna competitivo”, declarou. As vantagens, segundo Primon, são a agilidade e principalmente a segurança na aplicação de defensivos agrícolas. “Agora, com os equipamentos autopropelidos é possível fazer aplicação em plantações de milho bastante desenvolvidas, o que antes não acontecia. E isso sem se expor aos defensivos”, explicou.

Além de ser necessário acompanhar a evolução tecnológica, investir em máquinas agrícolas de alta tecnologia se tornou necessário para compensar a falta de mão de obra. “Assim como na cidade, se tornou mais difícil achar funcionários para trabalhar nas propriedades rurais, com isso os produtores se veem obrigados a ter equipamentos que os auxiliem”, informou o gerente.

 

Loja de Máquinas Copagril

Desde quando foi criada a loja de máquinas da Copagril, em 2010, o faturamento deste segmento só aumentou. A cooperativa comercializava maquinário há vários anos, porém, por não haver uma estrutura específica, a atividade não tinha muita visibilidade.

Para o encarregado da loja, Everton Johnson, existem três fatores que colaboram para o bom momento do setor: as condições de financiamento, as condições climáticas e o preço dos maquinários. Além disso, Everton acredita que os agricultores estão buscando mais qualidade de vida e alternativas para suprir a mão de obra, que é escassa ou muito desgastante.

 

Tudo pronto para a safra de verão

Em poucos meses, o milho safrinha e as culturas de inverno estarão colhidos e chegará o momento de semear a safra de verão. Desde já, os agricultores estão se preparando para aproveitar o máximo potencial das lavouras.

Pensando nisso, a Loja de Máquinas Agrícolas da Copagril já está preparada para suprir as necessidades do associado e dos clientes, com todo o equipamento necessário, como carretas graneleiras e flex, guinchos bag, plantadeiras, distribuidoras de adubo e calcário e plataformas para a colheita de milho, ou seja, tudo aquilo que os agricultores precisam, do preparo do solo ao transporte da safra.

E a maior vantagem para o produtor, é que a Copagril se adiantou e se preparou. “Todos esses produtos podem ser adquiridos a pronta entrega, sem que haja necessidade de aguardar por 60, 90 dias, como muitas vezes acontece”, declarou Everton.

Para cobrir toda a região de ação da cooperativa, há vários vendedores a disposição dos agricultores:

Alex Teixeira – Mato Grosso do Sul – (67) 8205-0141

Everton Johnson – M. C. Rondon – (45) 3254-8060

Amilcar (Mica) – Região de Guaíra e M. C. Rondon – (45) 8811-5220 e (44) 9922-7656

Geovane (Gio) РRegịo de Pato Bragado e Entre Rios Р(45) 9912-0006

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens