Notícias

A importância da fiscalização na produção leiteira

Compartilhar

Muito está se falando sobre o leite adulterado no estado do Rio Grande do Sul, no qual foram detectadas porções de água e ureia nas cargas provenientes de algumas empresas.

O incidente serve de alerta para os consumidores ficarem mais atentos ao que levam à mesa e servem para a família.

 

Papel dos produtores

É por isso que a Copagril sempre orienta os produtores a manterem a qualidade do leite produzido. Conforme a médica veterinária da Ceres Qualidade, empresa que presta consultoria para a Frimesa, Roberta Züge, o pecuarista deve ter o máximo de cuidado na produção. “O produtor deve estar ciente sobre a manutenção da higiene, a não adulteração, manter a cadeia de frios e a sanidade dos animais. Tudo isso para ter um leite sadio”, destacou. Ela ainda afirmou que basta o produtor seguir as práticas adequadas da produção. “Todos devem ter a consciência de que somos nós que temos que fazer bem feito, e toda a sociedade ganha com isso”, ressaltou Roberta.

Indústria

Segundo a consultora, cabe a indústria fomentar a assistência técnica e é ela quem deve cobrar a qualidade do produto. “Os que não fazem com qualidade não deveriam estar no mercado”, afirmou.

Ainda de acordo com ela, para que uma empresa leve para o consumidor um produto de qualidade, assim como faz a Frimesa, ela deve garantir que todos os processos estão sendo bem desenvolvidos, do início ao fim da cadeia produtiva. “A Frimesa já tem um diferencial de qualidade, que conquistou a confiança dos consumidores. As boas práticas e a cobrança para que sejam seguidas comprovam isso diariamente”, enfatizou.

Roberta alertou para os cuidados que se deve ter na hora de comprar um produto. “O consumidor tem que saber que um leite com um custo menor pode não atender a todas as especificações. O leite para ser produzido demanda um custo, por isso que os produtos de qualidade tem um custo maior, mas percebemos que vale a pena pagar um pouco mais e garantir a nutrição da família”, finalizou.

Texto: Comunicação Copagril e Foto: Divulgação

Galeria de imagens