Notícias

Chuva contribui para um bom desenvolvimento do milho safrinha na região de ação da Copagril

Compartilhar

O plantio mais cedo, o investimento dos agricultores e o clima favorável alimentam as boas expectativas para a safrinha de milho na região de ação da Copagril

De acordo com o engenheiro agrônomo da Copagril Edimar Oswald, as chuvas do fim de semana, que ocorreram após 20 dias sucessivos de sol, era o que faltava para que a cultura do milho safrinha continuasse se desenvolvendo bem. “Claro que o clima ainda pode interferir, mas as previsões climáticas para os próximos dias indicam que a safra será excelente”, declarou. Segundo o agrônomo, a expectativa é que não tenhamos temperaturas muito baixas nos próximos dias, pelo menos até o início do mês de junho, quando um grande percentual da cultura do milho já estará em fase de maturação fisiológica. “O frio pode ser prejudicial, fazendo com que o ciclo da cultura se estenda e as plantas fiquem mais expostas a possíveis intempéries, como geadas, seca, ventos fortes, e chuvas excessivas. Mas acredito que a temperatura não irá interferir, porque temos, até o momento, em torno de 60% das lavouras já em fase de enchimento de grãos”, destacou.

As boas expectativas também foram causadas diretamente pelos agricultores, que investiram fortemente na safrinha, buscando os melhores híbridos, opções de adubação e bom manejo, principalmente no que refere-se a sanidade da planta por meio da aplicação de fungicidas.

Segundo a agrônoma Thais Lengert, como a safra de soja do verão passado foi plantada e colhida mais cedo, os agricultores puderam antecipar a semeadura do milho safrinha, o que aumenta as chances da cultura expressar seu máximo de potencial produtivo.

Este é o caso do agricultor Irio Griep, associado da Copagril, que tem sua propriedade localizada na Linha Guará, em Marechal Candido Rondon. Ele plantou parte dos seus 24 hectares de milho no dia 5 de fevereiro, esta lavoura já encontra-se no processo final de enchimento de grãos. Desta forma, a colheita poderá ser feita em pouco tempo, entre 45 e 60 dias, dependendo do clima. No local, foram registrados 37 mm de chuva neste final de semana, o suficiente para garantir uma boa produção, mesmo que não haja mais precipitações até a hora de colher.

“Acho que desde que comecei a plantar milho safrinha eu não tinha uma lavoura tão bonita”, declarou satisfeito.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens