Notícias

Campanha estadual de vacinação contra aftosa será lançada amanhã, em Rondon

Compartilhar

Entre os dias 1° e 31 de maio, será realizada a vacinação contra a febre aftosa em todo o Paraná. O lançamento estadual da campanha será realizado em Marechal Cândido Rondon, na propriedade de Milton Schöne, associado da Copagril. O cerimonial, que terá início às 10 horas, contará com a presença de autoridades importantes, como o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, e o presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), Inácio Afonso Kroetz, além de representantes sindicais, de cooperativas, da Ocepar e da Faep.

De acordo com Inácio, que concedeu uma entrevista ao Informativo Copagril, é obrigação dos produtores garantirem que todos os bovinos com menos de 24 meses sejam vacinados. “Somente assim poderemos garantir um estado livre da febre aftosa, para podermos evoluir em outras questões de sanidade animal”, destacou.

Ele explicou que, nesta primeira etapa, aproximadamente 4,5 milhões de bovinos e bubalinos com até dois anos devem ser vacinados. “Esses são os animais que mais precisam do medicamento. Eles ainda não têm imunidade, porque não receberam nenhuma dose ou no máximo será a terceira. Por isso, é necessário cobrir 100% desta faixa etária”, afirmou. Para Kroetz, o controle de trânsito também é necessário. “Não permitam que entrem animais de procedência desconhecida ou de áreas de risco nas suas propriedades”, solicitou.

“É uma parceria muito grande que irá se concretizar nesta terça-feira, entre a Adapar, Faep, a Ocepar representada pela Copagril, a mídia que irá divulgar e ajudar a conscientizar, os produtores, sindicatos, enfim, todos precisam trabalhar juntos, cada um fazendo a sua parte, para garantir um Paraná livre de aftosa”, concluiu.

 

Comprovação eletrônica

A partir deste ano, a comprovação da vacinação contra a febre aftosa será feita pela internet, no site da Adapar (www.adapar.pr.gov.br). O objetivo é fazer com que este processo seja mais rápido e ágil.

O sistema online foi desenvolvido pela Adapar, em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar). De acordo com a agência, o recurso é seguro e tanto para o revendedor quanto para os pecuaristas.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens