Notícias

Presença do público supera expectativas no Seminário de Produtores de Leite

Compartilhar

Na tarde desta sexta-feira (26), 720 produtores de leite, familiares, estudantes e profissionais da área ocuparam o Pavilhão de Festas da Igreja Martin Luther para um dos maiores eventos da Copagril: o Seminário Anual de Produtores de Leite.

Organizado pelo fomento leite e o departamento pecuário, o evento trouxe informações aos produtores de leite de toda a região, visando profissionalizar a atividade, com o objetivo de aumentar a produção por animal e por área. “Também queremos garantir a qualidade, para oferecer sempre aquilo que gostaríamos de consumir”, frisou o gerente do departamento pecuário, Udo Herpich.

Durante a abertura do evento, o diretor-presidente, Ricardo Silvio Chapla, discorreu sobre o mercado leiteiro e os dados da atividade na cooperativa. Ele aproveitou para divulgar um projeto de financiamento de novilhas da raça jersey. A parceria com a Cabanha Giordani permitirá que os associados da cooperativa tenham preços e formas de pagamento especiais, além de garantia de animais saudáveis e de alto padrão genético.

Esteve presente também o diretor-presidente da Frimesa, Valter Vanzella, que aproveitou a oportunidade para ressaltar que a qualidade dos alimentos comercializados pela cooperativa depende do trabalho dos associados. Ele destacou que há algum tempo a atividade alcançou a estabilidade, o que é vantajoso para o mercado.

Quem também destacou a importância das ações dos produtores foi o chefe da Adapar de Marechal Cândido Rondon, Nilson de Freitas Gouveia, que falou sobre a campanha de vacinação contra a febre aftosa, cujo lançamento estadual será na próxima terça-feira (30), em Rondon. “Se todos vacinarem, em um futuro breve essas campanhas não serão mais necessárias, porque garantiremos a saúde de todos os animais”, declarou.

As palestras técnicas, ministradas pelos médicos veterinários Vicente Matsuo e Juliandro Ostapechen, trouxeram informações essenciais para melhorar e qualificar a atividade leiteira. Foram indicações sobre a alimentação para garantir uma reprodução de qualidade e, ainda, sobre como avaliar os indicadores para saber onde há necessidade de melhorar.

 

Premiação

Como forma de reconhecer e incentivar os associados que investem e buscam sempre melhorar a produção, a Copagril premiou os melhores produtores do ano de 2012, em quatro categorias.

Confira os premiados:

CATEGORIA – MAIOR QUANTIDADE PRODUZIDA

1º LUGAR: SILVANIR ROSSET – Maracajú dos Gaúchos - Guaíra

Produção total: 647.419 litros/ano

Média mensal: 53.952 litros/mês

Média diária: 1.774 litros/dia

 

CATEGORIA – MELHOR QUALIDADE

1º LUGAR: BRONISLAVA MACHAIEWSKI HUNEMEIER – São Bernardo, distrito de Margarida - MCR

Itens Avaliados, média 2012:

Gordura média = 3,8%

Contagem Bacteriana Total (CBT) = 138.667

Contagem Células Somáticas (CCS) = 67.000

 

CATEGORIA – MAIOR PRODUÇÃO MÉDIA LEITE/VACA/DIA (POR ANIMAL)

1° LUGAR: JORGE ANTÔNIO KIRCH, Linha Guavirá - MCR

Produção total: 98.539 litros/ano

12 vacas em lactação

22,50 litros/vaca/dia

CATEGORIA – MAIOR PRODUTIVIDADE LITROS/HA/ANO (POR ÁREA)

1º LUGAR: JOÃO PEDRO FISCHER – KM 13 - Pato Bragado

Volume total: 164.172 litros/ano

Área total para as vacas: 1,8 ha

Total de animais: 30

Total: 91.207 litros/ha/ano

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens