Notícias

Falece Arlindo Alberto Lamb, sócio fundador e primeiro presidente da cooperativa

Compartilhar

Na manhã deste domingo (14), Marechal Cândido Rondon e a Copagril perderam uma parte da sua história. Arlindo Alberto Lamb faleceu aos 91 anos, deixando para trás uma vida repleta de conquistas, que resultaram no desenvolvimento da região. Para os rondonenses e para o cooperativismo, seu Arlindo será sempre um exemplo a ser seguido e um motivo de gratidão.

História

Foi em 9 de agosto de 1970 que Arlindo Alberto Lamb, junto a outros 28 produtores rurais, fundou a Cooperativa Agroindustrial Copagril, inicialmente nomeada como Cooperativa Agrícola Mista Rondon Ltda.

 

A experiência que possuía com a lavoura e a pecuária o prepararam para ser o primeiro presidente da Copagril, cargo que ocupou até 1974. No período, liderou o processo de estruturação da cooperativa, especialmente a construção de silos para receber a produção, e realizou a intermediação da comercialização.

 

A rica história de empreendedorismo fez dele o primeiro prefeito de Marechal Cândido Rondon. Arlindo administrou o município de 1961 a 1964, uma gestão marcada pela estruturação da cidade, que havia acabado de conquistar a emancipação, em 1960. A abertura de estradas, a construção de pontes e escolas foram os marcos do seu governo. Durante o mandato, também iniciou os trâmites para a criação do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), que acabou sendo fundado na administração posterior, tendo Arlindo como o primeiro diretor.

 

Antes de ser prefeito, também foi vereador e presidente da Câmara de Toledo, município ao qual Rondon pertencia antes da emancipação.

 

Além da vida pública, Arlindo também foi destaque em outros segmentos, graças ao espírito empreendedor.

 

Após perder a plantação de café para a geada, comprou alguns ônibus e fundou uma empresa de transportes, a qual incentivou a construção da rodoviária municipal. Também fundou a Rádio Difusora do Paraná, em 1966, emissora que está no ar até hoje.

 

Homenagens

Pelos feitos realizados, Arlindo Alberto Lamb recebeu, merecidamente, diversas homenagens. Além de ser Cidadão Honorário de Marechal Cândido Rondon e Pato Bragado, é também do estado do Paraná. No ano de 2011, recebeu uma das mais significativas, quando seu nome foi usado para nomear a prefeitura de Rondon, o Paço Municipal Arlindo Alberto Lamb.

Texto e Fotos: Comunicação Copagril

Galeria de imagens